Apresentação

VERSIÓN EN ESPAÑOL

O VI Encontro Internacional do CONPEDI acontece nos dias 23, 24 e 25 de maio de 2017, nas cidades de Heredia, San José e San Ramón, na Costa Rica, em parceria com a Universidad Nacional (UNA) e a Universidad de Costa Rica - Sede Occidente (UCR).

Sede de duas importantes instituições do Sistema Interamericano de Direitos Humanos (Corte Interamericana de Direitos Humanos e o Instituto Interamericano de Direitos Humanos), o país da América Central receberá o evento que congrega pesquisadores engajados na reflexão da temática central: Direitos Humanos, Constitucionalismo e Democracia no mundo contemporâneo.

O tema escolhido para a edição do evento integra a pauta do dia e indica não somente as lutas pelo reconhecimento, positivação e efetivação dos direitos humanos, mas, fundamentalmente, os processos democráticos que envolvem essas fases e práticas.

Com a realização de seu segundo evento internacional na América Latina e Caribe, o CONPEDI assume o compromisso de ser mais um instrumento de integração entre as distintas linhas de pesquisas da Pós-graduação stricto sensu em Direito dos programas brasileiros, latino-americanos e caribenhos.

Proporcionar o diálogo entre linhas de pesquisa fortalecerá não apenas as relações nacionais e internacionais entre instituições acadêmicas mas, sobretudo, os valores e as entidades democráticas dos países envolvidos. Portanto, é com esse desafio que o CONPEDI firma sua parceira com as Universidades costarriquenhas: Universidad Nacional e Universidad de Costa Rica.

O Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação Direito (CONPEDI) é uma instituição que agrega professores e pesquisadores em direito de todo o Brasil. Tem a missão de incentivar e promover estudos jurídicos e o desenvolvimento dos programas de pós-graduação em Direito no país, além de organizar, anualmente, encontros e congressos nacionais e internacionais como este VI Encontro Internacional, a ser realizado na Costa Rica.

SEJAM TODOS BEM-VINDOS

Na lista dos países mais democráticos do mundo, estar na Costa Rica é vivenciar e aprender lições de um país que se projeta no cenário internacional como exemplo de desenvolvimento e cidadania. Estamos falando do lugar que há quase cinquenta anos é sede da Corte Interamericana de Direitos Humanos, e é aqui a primeira parada das discussões deste Encontro.

San José, a capital do país, é onde está localizado o Instituto Interamericano de Direitos Humanos - fruto de convênio da Corte com o governo da Costa Rica. Lá se estuda o assunto, que também é tema central do VI Encontro, para que suas premissas sejam efetivamente aplicadas à população. Além disso, San José carrega outro título para o país: a cidade mais segura e pacífica da América Central.

O centro político e econômico do país divide história, modernidade e muitas áreas verdes, o que mostra outra característica do local. Para quem deseja respirar um pouco da história do lugar, em quinze minutos de caminhada pela Avenida Central, partindo do Instituto, o visitante pode conhecer a Assembleia Legislativa, o Museu Nacional da Costa Rica e a antiga casa presidencial, o charmoso Castillo Azul. Mais dez minutos e se chega à Plaza de la Cultura, onde é possível visitar o Museu do ouro e o Teatro Nacional.

Outros dois lugares que recebem atividades do evento são as cidades de Heredia e San Ramón, onde está a Universidad Nacional Costa Rica com seus 43 anos de história, e a Universidad de Costa Rica, com oito campi espalhados pelo país. Ambas cidades conurbadas com a capital San José.

E já que estamos fora da capital, para quem gosta de passeios mais ligados à natureza a notícia é boa: 6% de toda a biodiversidade do planeta está na Costa Rica. A vista para os bosques, parques e até mesmo florestas é por todos os lados. Tem ainda aquelas propostas mais radicais como no centro Colinas del Poás, com opções para experiências incríveis e até vista privilegiada do vulcão mais ativo no país: o Poás. Ou ainda, se optar por mais tranquilidade, um passeio pelas rotas do café - o grão de ouro dos costarriquenhos - aos pés do vulcão.

E já que falamos do café, não deixe de dar uma passada na Feria Verde de Aranjuez! Para quem gosta de uma experiência cultural ligada à gastronomia, dar uma passadinha na feira pode ser bastante especial. E, ah! Não deixe de experimentar o prato típico do país, o Gallo pinto, uma mistura com temperos locais de dois grandes conhecidos do brasileiro: arroz e feijão. Portanto, fica a dica!

Aprendizado, vivência histórica-cultural e uma bela experiência gastronômica é o que a Costa Rica reserva para o VI Encontro Internacional do CONPEDI. Então, sejam todos muito bem-vindos!


feed_noticias_VI_encontro_costa_rica_final.indd



Organização

O VI Encontro Internacional na Costa Rica é promovido pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI) em parceria com a Universidad Nacional (UNA) e a Universidad de Costa Rica - Sede Occidente (UCR).

O evento conta com apoio das seguintes instituições: Instituto Interamericano de Derechos Humanos (IIDH), Instituto Direito e Democracia (IDD), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Goiás (UFG), UNILASALLE e Sustainable Development Goals (SDGs). Além da parceria na realização com Capes e CNPq.

logos unidas costa rica

logos unidas2

logos unidas3

Comitê Organizador Brasil e Costa Rica:

Eduardo Saxe Fernandez (Escuela de la Tierra)
Fernando Antonio de Carvalho Dantas (UFG/CONPEDI)
Isabel Montero (UCR)
José Luiz Quadros de Magalhães (UFMG/CONPEDI)
Juan Gómez Mesa (UNA/Escuela de la Tierra)
Maria Luiza Alencar Mayer Feitosa (UFPB)
Norman Solórzano Alfaro (UNA)
Orides Mezzaroba (UFSC/CONPEDI)
Rebecca Foratinni Lemos Igreja (UNB)
Santiago Sarceño (UNA)
Valter Moura do Carmo (UNIMAR/CONPEDI)
Walter Antillón (UCR)



Universidad Nacional

UNA

La Universidad Nacional es una de las instituciones más representativas de la Educación Superior costarricense, no solo por ser la segunda casa de estudios universitarios creada en el país, sino porque, desde sus orígenes, ha construido un proyecto educativo, científico, cultural y social integral, inclusivo y sobre todo, al servicio de la sociedad costarricense. Esta misión la ha emprendido mediante el desarrollo de dos importantes tareas: la formación de profesionales de alto nivel y el intercambio con la sociedad civil, de conocimientos y saberes en sus más variadas expresiones, por medio de la investigación y la extensión social.

La historia de la Universidad Nacional se remonta a la creación de la Escuela Normal de principios del siglo veinte y a la Normal Superior de los años sesenta.

Obtuvo el carácter de Universidad Nacional de Costa Rica en 1973, gracias al esfuerzo de un grupo importante de ciudadanos encabezado por Benjamín Núñez, primer rector de esta casa de estudios. Su fortaleza institucional se ha forjado día tras día en estas cuatro décadas con las aportaciones de sus académicos, administrativos y estudiantes, al punto de recibir reconocimiento por la comunidad nacional e internacional. En ella se han formado y han desarrollado actividades académicas muchos ilustres personajes de la ciencia, la cultura, las humanidades y las artes de Costa Rica.



Universidad de Costa Rica

UCR

El Estatuto Orgánico de la Universidad de Costa Rica (1974) concentra en sus primeros cinco artículos lo que la institución universitaria representa dentro y fuera del país, expresando que es una institución de cultura, que busca crear profesionales humanizados, así como impulsar la ciencia y el arte. Empero, para llegar a ser el símbolo que es, diversas luchas académicas y burocráticas a lo largo de los años se han tenido que hacer presentes. De hecho sus orígenes datan desde 1888, pero será hasta en 1940 que con apoyo de Luis Demetrio Tinoco se promulga la ley N° 362 que crea de manera oficial la Universidad de Costa Rica, logro que se concreta para el gobierno de Rafael Ángel Calderón.

Bajo el lema Lucem Aspicio (mirando hacia la luz) abre sus puertas en 1941 con 719 estudiantes matriculados y, con la misión de llevar conocimientos a las diferentes comunidades y clases sociales de la época. Esta misión de igualdad y equidad atrae a los académicos Carlos Monge Alfaro, Abelardo Bonilla Baldares y Rodrigo Facio Brenes quienes crean la Facultad de Humanidades, cuyo objetivo es unificar y articular a la institución. Como la meta era que todo el país pudiese alcanzar el conocimiento, en el Tercer Congreso Universitario se busca la regionalización, tarea liderada por Carlos Monge Alfaro, quien logra concretar la apertura del Centro Regional de San Ramón -con los años se conocerá con Sede de Occidente- misma que es bautizada como Ciudad Universitaria Carlos Monge Alfaro. Posteriormente, el horizonte se expandió hasta llegar a constituirse la Sede del Atlántico, Sede de Limón, Sede de Guanacaste y Sede del Pacífico.

En la actualidad, la UCR es la institución de educación superior más grande e importante del país; para el año 2016 reportó una población estudiantil de más de 40 mil estudiantes de pregrado y grado, y más de 3 mil estudiantes activos en posgrado (Universidad de Costa Rica, 2016). Asimismo ostenta el programa de becas más completo y sólido del territorio nacional, ya que más del 50% de la población estudiantil recibe algún tipo de beca (Programa de Estado de la Nación, 2015). Además, la labor de la UCR trasciende fronteras, pues ha logrado establecer vínculos y convenios con universidades de diversas partes del mundo, procurando el intercambio académico y cultural, a través de pasantías, seminarios, congresos y otras actividades en conjunto, que buscan la participación estudiantil y docente, creando de esta forma un marco esencial para el crecimiento profesional y personal. Así, para el 2016 la UCR contaba con 284 convenios internacionales, 259 becarios en estudio de posgrado en el exterior, 209 visitantes académicos y 316 estudiantes internacionales (Universidad de Costa Rica, 2016).

En cuanto a los aportes, desde su fundación la UCR ha sido un actor esencial en el desarrollo de la vida nacional, ha contribuido al fortalecimiento del Estado Social de Derecho, la Institucionalidad Democrática y las Garantías Sociales. Gracias a los avances en el área académica, en los proyectos de investigación y en los programas de acción social, se ha robustecido y ha llegado a incidir en decisiones políticas, económicas, sociales, culturales y artísticas del país.

La UCR ha ganado una posición privilegiada en nuestra sociedad, de hecho, es una referencia para analizar la actualidad costarricense desde las perspectivas de la justicia social, el desarrollo integral, las humanidades y las ciencias, los derechos humanos y la libertad.



Cerimônia de Abertura

A abertura do VI Encontro Internacional do CONPEDI será realizada amanhã, 23 de maio (terça-feira) no Salão de Ex-presidentes da Assembleia Legislativa da Costa Rica, em San Jose, na capital. Endereço: Avenida Central y primera entre calles 15 y 17. San José, Costa Rica. O acesso à Assembleia Legislativa será pela porta de entrada na Avenida Central, posto 3, ao lado do Museu Nacional. 

A cerimônia começará às 10 horas seguida da palestra inaugural: Derechos Humanos, Constitucionalismo y Democracia en el Mundo Contemporáneo”, que será proferida pelo Prof. Dr. David Sánchez Rubio da Universidad de Sevilla (Espanha). Na sequência, será realizado o coquetel.

Atenção: Como o espaço é limitado, apenas poderão prestigiar a atividade os primeiros 140 participantes devidamente inscritos que chegarem ao local com uma hora de antecedência. A apresentação do documento de passaporte será obrigatória e não será permitida a entrada com bagagens no local.

Pinacoteca mais valiosa e antiga do país

O Salão dos Ex-presidentes da República é uma ampla sala, decorada com um piso de madeira nativa dos bosques do país, lustres herdados do palácio nacional e duas belas colunas gregas de mármore que dividem a galeria de ex-chefes de estado e ex-presidentes da república da Costa Rica.

Inaugurado em 1833, ano em que o congresso constitucional acordou homenagear seus dirigente, o espaço é a pinacoteca mais valiosa e antiga do país. No salão se realizam mesas redondas, conferências, seminários, fóruns entre outros grandes eventos comemorativos.



Baixe o aplicativo

Para facilitar o acesso às informações de nossos eventos, já está novamente disponível o APP CONPEDI, dessa vez com as informações do VI ENCONTRO INTERNACIONAL a ser realizado de 23 a 25 de maio na Costa Rica!

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente em qualquer celular de sistema Android ou IOS da seguinte forma:

1. Entre no ícone “Play Store” ou “App Store” do seu celular

2. Digite “conpedi” na área de busca

3. Selecione a opção “baixar” e/ou “instalar”

E pronto! É só acessar o aplicativo no seu celular e ficar por dentro de tudo! 



Orientações Gerais para o evento

Estimado e estimada participante,

O credenciamento para o VI Encontro Internacional do CONPEDI na Costa Rica se realizará no dia 23 de maio, das 9:00 às 18 horas no Instituto Interamericano de Direitos Humanos, situado na Avenida 8, nr. 222, San José.

Salientamos que a abertura do evento será no dia 23 de maio, as 10:00 horas no Salón de Expresidentes de la Asamblea Legislativa de la Republica, situada na Avenida Central e Primeira, entre as Ruas 15 e 17 em San José, entrada Posto 3.

O local é um monumento histórico e exige um protocolo exclusivo de segurança – com registro de passaporte na entrada. Recomendamos que compareçam ao local a partir das 9:00 horas.

 

  • LOCAIS DO EVENTO

O encontro, como já é de conhecimento, se realizará em diferentes locais, a saber:

ABERTURA
23 de maio, terça-feira

Salón de Expresidentes de la Asamblea Legislativa de la Republica, situada na Avenida Central e Primeira, entre as Ruas 15 e 17 em San José.

 

PAINÉIS TEMÁTICOS:

24 de maio, quarta-feira -  Universidade da Costa Rica – Sede Occidente, situada Calle 16, San Ramón.

25 de maio, quinta-feira - Instituto Interamericano de Direitos Humanos, situado na Avenida 8, nr. 222, San José.

 

GRUPOS DE TRABALHO:

23 de maio, terça-feira - Instituto Interamericano de Direitos Humanos, situado na Avenida 8, nr. 222, San José.

23 de maio, terça-feira - Universidade da Costa Rica – Faculdade de Direito, situada na Ciudad Universitaria Rodrigo Facio Brenes

24 de maio, quarta-feira - Universidade da Costa Rica – Sede Occidente, situada Calle 16, San Ramón.

 

OFICINAS:

24 e 25  de maio, quarta e quinta-feira - Instituto Interamericano de Direitos Humanos, situado na Avenida 8, nr. 222, San José.

 

CONFERÊNCIAS MAGISTRAIS:

23 de maio, terça-feira - Universidade da Costa Rica – Sede Occidente, situada Calle 16, San Ramón.

24 de maio, quarta-feira - Centro Cultural Omar Dengo - Av. Central (em frente ao Parque Central), Heredia

 

ENCERRAMENTO:

25 de maio, quinta-feira - Instituto Interamericano de Direitos Humanos, situado na Avenida 8, nr. 222, San José.

Por favor observem a programação, os mapas com os locais do evento e os horários dos ônibus.

 

  • TRANSPORTE PARA OS LOCAIS DO ENCONTRO

Os locais do estão situados em três cidades (como já foi informado no site do evento) San José, San Ramón e Heredia. As cidades integram a Região Metropolitana de San José e são praticamente conurbadas.

No dia 24 de maio quando todos os painéis e grupos de trabalho se realizarão em San Ramón, haverá transporte para os painelistas e apresentadores de trabalho, partindo do Hotel Holiday Inn – La Aurola, situado no Parque Morazán nos seguintes horários:

Holiday Inn – San Ramón

07:30

08:30

12:30

San Ramón – Holiday Inn

11:00

San Ramón – Heredia

17:30

Heredia – Hotel Holiday Inn

22:00

Para aqueles que desejarem se locomover por conta propria, favor observar as informações constantes do MAPA INFORMATIVO CLICANDO AQUI

 

  • TELEFONES DE CONTATO PARA EVENTUAIS EMERGÊNCIAS

Rui de Oliveira: 00 55 48 988587512

Igor Sonoda: 84013689

Fernando Dantas: 00 55 41 991065846

Norman Solórzano: 87051270

Jose Javier: 86205029

 

  • INFORMAÇÕES PRÁTICAS SOBRE A COSTA RICA

Fuso horário em relação ao Brasil: - 3 Horas (UTC-6)

Prefixo telefônico internacional: (506)

Moeda/câmbio: Colón. 1 dólar americano equivale a aproximadamente 550 Colones.

Voltagem: 120 V, com frequência de 60 MHZ.

Conexões elétricas: tomadas do tipo A/C (Nossas antigas tomadas de dois pinos ACHATADOS e três pinos, dois paralelos e um redondo)

Telefone de emergências: 911

Pronto Socorro Público

Hospital Mexico

 

Clínicas privadas

Hospital Clínica Bíblica: 2522-1000

Hospital Hotel Clínica La Católica: 2246-3000

 

  • SOBRE O CLIMA NO MÊS DE MAIO

No meses de abril/maio as temperaturas oscilam entre 16,9 a 24,7 graus centígrados. Costa Rica tem um clima tropical e se prevê a possibilidade de chuvas no período do evento.

 

  • SOBRE ALIMENTAÇÃO E BEBIDAS

Em San Ramón, no dia 24/05, as 12:00 horas será oferecido a todos os participantes um almoço típico costarriquenho. O custo médio de um almoço ou jantar não excede a U$D 10.00 e geralmente acompanham uma bebida não alcoólica.

Sugerimos, nas imediações do Instituto Interamericano de Direitos Humanos, os seguintes restaurantes:

 

- Food court: Mall San Pedro: comidas rápidas. (Em frente Fuente de la Hispanidad, San Pedro)

- Food court: Plaza Vivo: comida tìpica, comida mexicana, comida japonesa

- El Portón Rojo: Pizza, massa  e saladas. (150 metros Oeste de Plaza Vivo, Los Yoses)

- Donde Carlos: Carnes  (150 metros Oeste de Plaza Vivo, Los Yoses)

No centro, nas proximidades do Hotel Holiday Inn, sugerimos os seguintes restaurantes:

- Azafrán - comida saudável.  (Avenida 1, entre as Calles 5 e 3)

- Nuestra Tierra -  restaurante de comida típica. ( Avenida 2, entre as Calles 12 e 13)

- Restaurante Bar Chelles – 24 horas, um dos mais antigo da Costa Rica! (Calle 9 esquina com a Avenida Central)

- El Patio del Balmoral - comida contemporânea. (Avenida Central, entre as Calles 7 e 9)

- Para os veganos e vegetarianos sugerimos o Restaurante Susbida (Calle 5, esquina com Avenida 7)

Nos hotéis ou lugares turísticos os preços podem ser mais elevados.

A água da torneira é excelente. Água, geralmente, de manancial. Pode recarregar sua garrafinha com segurança. O custo de uma garrafa de água – de manancial – gira em torno de U$D 2.00.

 

  • TRANSPORTE PÚBLICO

O transporte poderá ser realizado em Ônibus (não estranhem que na Costa Rica estes se denominam “Busetas”), Taxi (oficial, vermelho, os do aeroporto, laranja e muitos irregulares denominados de piratas que não se recomenda) e  UBER.

 

  • SERVIÇOS DE TÁXI

Quanto aos táxis oficiais (recomendável) o uso de taxímetro é obrigatório e deve ser pago rigorosamente o que marque o dispositivo. Não negocie o serviço. A estrutura tarifária deve ser respeitada independentemente de:

  1. Hora em que se preste o serviço;
  2. condições do caminho;
  3. distância percorrida;
  4. origem e destino;
  5. dias úteis, finais de semana e feriados e
  6. nacionalidade do usuário.

A tarifa é de 570,00 Colones por quilômetro rodado nos táxis vermelhos e 835,00 os táxis do aeroporto.

Telefones dos serviços de táxi:

Taxis Alfaro: 2221-8466

Taxi San Jorge: 2221-3434

La Guaria: 2227-9300

Coopetico: 2224-7979

Coopetaxi: 2235-9966

Taxis Unidos del Aeropuerto: 2221-6865

 

  • SERVIÇOS DE ÔNIBUS

O transporte de ônibus é seguro e previsível. Para melhores informações baixe o aplicativo com os horários:

IPHONE: Yo viajo

ANDROID: Yo viajo buses, Info y rutas

Nos ônibus fique de olho nas suas bagagens mantenha objetos pequenos em segurança.

É bom sempre ter colones, em notas pequenas de no máximo 5.000, para pagar as tarifas que é cobrada diretamente pelo motorista nas viagens urbanas. O valor da passagem encontra-se divulgado no para-brisas e no interior do veículo.

A maioria das linhas funcionam regularmente entre 5:00 e 22:00 horas.

 

  • CHAMADAS TELEFÔNICAS, SERVIÇO DE CELULAR E INTERNET

Na Costa Rica existem três grandes empresas de serviço de celular e internet:

Instituto Costarricense de Electricidad (ICE-KÖLBI). Empresa pública que possui a maior cobertura; Movistar e Claro, empresas privadas. As três possuem o serviço de “chip” pré-pago que pode ser comprado nos centros de serviços autorizados que são devidamente identificados.

Na Costa Rica ainda é comum o uso do telefone público, mediante cartões telefônicos que podem ser comprados no comércio em geral e sistema de ligações a cobrar por meio do prefixo 1110.

As chamadas internacionais devem seguir o sistema:

00 + CODIGO DO PAÍS (55 para o Brasil) + CÓDIGO DE ÁREA + NÚMERO DO TELEFONE



Submissão de Artigos

O VI Encontro Internacional do CONPEDI – Costa Rica será realizado de 23 a 25 de maio de 2017, nas cidades de Heredia, San José e San Ramón, Costa Rica, em parceria com a Universidad Nacional (UNA) e a Universidad de Costa Rica – Sede Occidente (UCR). O tema desta edição é: Direitos Humanos, Constitucionalismo e Democracia na América Latina e Caribe.

O Sistema Publica Direito já está disponível, desde o dia 1º de janeiro de 2017, para submissão de artigos, os quais devem ser enviados até o dia 06 de março de 2017, precisamente até às 23 horas e 59 minutos – prazo já prorrogado.

PRAZO ENCERRADO

EDITAL EM PORTUGUÊS

CONVOCATORIA EN ESPAÑOL



Artigos aprovados

Após análise e avaliação dos trabalhos submetidos para apresentação no VI Encontro Internacional do CONPEDI – COSTA RICA, o CONPEDI divulga e parabeniza os autores dos 155 artigos aprovados, conforme o Edital 006/2016.

Todas as submissões foram realizadas através da Plataforma Publica Direito, na qual os Avaliadores do CONPEDI realizaram as avaliações por meio do método Double Blind Review, processo que garantiu ao mínimo duas avaliações inominadas para cada trabalho submetido.

Agradecemos o apoio de nossos avaliadores, todos professores doutores que compõem o Cadastro Nacional e Internacional de Avaliadores. Assim, chegamos ao final desta etapa com absoluto êxito!

CONFIRA OS ARTIGOS APROVADOS



Locais do evento

O evento será realizado em San José, Heredia e San Ramón, na Costa Rica. As três cidades localizam-se no denominado Valle Central e são praticamente conurbadas - veja no mapa

Haverá translado do Holiday Inn Hotel (hotel recomendado em San Jose) para o local do evento. 

Holiday Inn Hotel - San José – Aurola
Av. 5, Centro, San José (Em frente ao Parque Morazán), Costa Rica
Telefone: (506) 2523 1000 - www.aurolahotels.com

Instituto Interamericano de Derechos Humanos – IIDH
Av. 8, 222, San José, Costa Rica
Telefone: (506) 2234 0404 - www.iidh.ed.cr

UCR - Ciudad Universitaria Rodrigo Facio Brenes
Facultad de Derecho
San José, San Pedro, Costa Rica
Telefone (506) 2511 0000 - www.ucr.ac.cr

Universidad de Costa Rica UCR - Sede Occidente
Calle 16, San Ramón, Costa Rica
Telefone: (506) 2511 7000 - www.so.ucr.ac.cr

Casa de la Cultura Alfredo González Flores
Av. Central (em frente ao Parque Central)
Heredia, Costa Rica

Universidad Nacional de Costa Rica – UNA
Calle 9, Centro, Heredia, Costa Rica
Telefone: (506) 2277 3000 - www.una.ac.cr

Salón de expresidentes de la Asamblea Legislativa de la República
Avenida Central e Primeira entre as Ruas 15 e 17, San José, Costa Rica
Telefone: (506) 2243-2000 - www.asamblea.go.cr



Grupos de Trabalho

DIA 23: Grupos de Trabalho / Grupos de Trabajo | 14h00min às 18h00min
Local: Instituto Interamericano de Derechos Humanos: IIDH (San José) e UCR - Ciudad universitaria Rodrigo Facio Brenes (San José)

1 . Direitos humanos, direito internacional e direito constitucional: judicialização, processo e sistemas de proteção I
Horário: 14h00min às 18h00min
Local: IIDH - Salón 1
Coordenadores: Prof. Dr. Eduardo Manuel Val - UFF, Brasil
Prof. Dr. Flavio Alves Martins - UFRJ, Brasil
Prof. Dr. Haideer Miranda – UCR, Costa Rica

2. Direitos humanos, direito internacional e direito constitucional: judicialização, processo e sistemas de proteção II
Horário: 14h00min às 18h00min
Local: IIDH - Salón 2
Coordenador: Prof. Dr. Edimur Ferreira De Faria – PUC Minas, Brasil
Prof. Dr. Rubens Beçak - USP, Brasil

3. Constitucionalismo democrático e o Novo Constitucionalismo Americano;
4. Democracia, processos de paz e desarmamento: desafios políticos e jurídicos
Horário: 14h00min às 18h00min
Local: UCR - Ciudad universitaria Rodrigo Facio Brenes (San José)
Coordenadores: Prof. Dr. Marco Antônio César Villatore – PUCPR, Brasil
Prof. Dr. João Paulo Allain Teixeira – UNICAP, Brasil
Prof. Dr. Raymundo Juliano Feitosa - UFRN, Brasil
Profa. Dra. Maria Luiza Pereira de Alencar Mayer Feitosa – UFPB, Brasil
Profa. Dra. Flávia de Ávila – UFS, Brasil
Prof. Dr. Armando Albuquerque de Oliveira - UNIPÊ e UFPB, Brasil

5. Direito ambiental, sustentabilidade e direitos da natureza
Horário: 14h00min às 18h00min
Local: IIDH - Auditório 2
Coordenadores: Profa. Dra. Germana de Oliveira Moraes - UFC, Brasil
Profa. Dra. Cristiane Derani - UFSC, Brasil
Prof. Dr. Elcio Nacur Rezende - Dom Helder Câmara, Brasil

DIA 24: Grupos de Trabalho / Grupos de Trabajo | 14h00min às 18h00min
Local: Sede de Occidente – UCR (San Ramón)

6. Teoria, filosofia, antropologia e história do Direito
Horário: 14h00min às 18h00min
Local: Sala de aula
Coordenadores: Prof. Dr. Juan Gómez Meza - UNA/Escuela de la Tierra, Costa Rica
Profa. Dra. Renata Albuquerque Lima - UVA, Brasil

7. Educação jurídica, ensino do direito e sistemas de pesquisa e pós-graduação em direito na América Latina e Caribe*
Horário: 14h00min às 18h00min
Local: Sala de aula
Coordenadores: Prof. Dr. Valter Moura do Carmo - CONPEDI, Brasil
Prof. Dr. Agustin Grijalva Jiménez - UASB, Equador
Prof. Dr. Jorge Cordoba - UCR, Costa Rica

8. Novas perspectivas do direito: diálogos ou disjunções entre o direito público e o direito privado
Horário: 14h00min às 18h00min
Local: Sala de aula
Coordenadores: Profa. Dra. Maria Cristina Vidotte Blanco Tarrega - UFG, Brasil
Prof. Dr. Luiz Gustavo Gonçalves Ribeiro - ESDHC, Brasil
Profa. Dra. Isabel Montero - UCR, Costa Rica

9. Cátedra UNESCO de Direitos Humanos ULaSalle-CEDE *
Horário: 14h00min às 18h00min
Local: Sala de aula
Coordenadores: Prof. Dr. Antonio Carlos Wolkmer - UNILASALLE-RS e UNESC-SC, Brasil
Prof. Dr. Germano André Doederlein Schwartz - Unilassale, Brasil
Prof. Dr. Gonzalo Monge - UlaSalle, Costa Rica



Atenção aos prazos

CRONOGRAMA DO VI ENCONTRO INTERNACIONAL DO CONPEDI - COSTA RICA

1º de janeiro de 2016 a 27 de fevereiro de 2017: período para submissão de artigos.
30 de março de 2017: divulgação dos artigos aprovados
10 de abril de 2017: início das inscrições
10 de maio de 2017: último dia para pagamento das inscrições com desconto
12 de maio de 2017: último dia para pagamento das inscrições com boleto bancário
19 de maio de 2017: último dia para pagamento das inscrições sem desconto
05 de junho de 2017: prazo limite para disponibilização na área de associados das declarações e certificados
15 de julho de 2017: prazo final para publicação dos artigos apresentados



Inscrições

As inscrições já estão abertas

Já divulgamos a lista de artigos aprovados para o VI Encontro Internacional do CONPEDI – COSTA RICA, agora o próximo passo é efetuar a inscrição!

Vale lembrar que a taxa de inscrição para participação e apresentação de artigos no evento é obrigatória para todos os participantes brasileiros. (Ler atentamente o item 9 do EDITAL Nº 006/2016 - DAS INSCRIÇÕES, PAGAMENTOS E ISENÇÕES).

A inscrição deverá ser paga exclusivamente através do link disponibilizado no site do CONPEDI, na “Área Restrita”. A taxa poderá ser quitada somente através das opções de cartão de crédito, débito online ou boleto bancário. O pagamento através de boleto bancário, permanecerá disponível somente até 12 de maio de 2017.

Valores para apresentação de artigos:

Até 10 de maio de 2017 – inscrição com desconto = US$100,00

Até 19 de maio de 2017 – inscrição sem desconto = US$250,00

Valores para ouvintes:

Até 10 de maio de 2017 – inscrição com desconto = US$50,00

Até 19 de maio de 2017 – inscrição sem desconto = US$180,00.

Quem utilizar a opção de pagamento via PayPal notará que o valor em reais é correspondente ao valor de cotação do dólar do dia 27/03/2017. Portadores de cartão internacional realizarão o pagamento com a cotação do dólar do dia.

ATENÇÃO: inscrições não poderão ser realizadas no local do evento.



Credenciamento

Dia 23: não haverá credenciamento pela manhã, somente à tarde.

Horário: das 14h às 18h

Local: IIDH e UCR (San Jose) simultaneamente.

Dia 24: haverá credenciamento pela manhã e à tarde.

Horário: das 14h às 18h

Local: UCR (San Ramón)

*O credenciamento não será exigido para participação nas atividades do evento: grupos de trabalho, oficinas, painéis e cerimônia de abertura.

IMPRIMA SEU CRACHÁ ANTECIPADO

Para evitar filas e otimizar tempo na hora do credenciamento, o participante do VI ENCONTRO INTERNACIONAL DO CONPEDI poderá emitir sua credencial antecipadamente.

Assim como no último Congresso Nacional do CONPEDI realizado em Curitiba, você também deverá imprimir seu próprio crachá através do site e apresentá-la no ato do seu credenciamento durante o evento.

COMO FUNCIONA?

1. Após realizar o pagamento da sua inscrição, aparecerá em sua “Área Restrita”, no site do CONPEDI, a opção Imprimir credencial.

2. Realize a impressão. A credencial deve ser impressa em papel sulfite no formato A4 e ter alta qualidade, de impressão prioritariamente a laser. A folha com o crachá impresso não poderá ser rasurada ou amassada.

3. No setor de credenciamento do evento, apresente esta credencial e um documento com foto para retirar seu material e ter acesso ao Encontro.

Sua Área Restrita sem a realização do pagamento da inscrição:

01

Após o pagamento, a opção “Imprimir credencial” aparece na sua Área Restrita:

02

REGISTRO DE FREQUÊNCIA: o registro de frequência será feito presencialmente mediante apresentação dos artigos nos Grupos de Trabalho (GTs). Os certificados e as declarações serão disponibilizadas na sua “Área Restrita” até o dia 05 de junho de 2017.



Painéis Temáticos

Painéis Temáticos - Dia 24 | 09h00min às 12h00min | Sede de Occidente - UCR

  •  Constitucionalismo democrático e o Novo Constitucionalismo Americano

Horário: 09h00min às 12h00min
Local: Auditório 1
Palestrantes: Prof. Dr. Raymundo Juliano Feitosa - UFRN, Brasil
Prof. Dr. Agustin Grijalva Jiménez - UASB, Equador
Prof. Dr. Walter Antillón Montealegre - UCR, Costa Rica
Prof. Dr. João Paulo Allain Teixeira - Unicap, Brasil

  • Cátedra UNESCO em Direitos Humanos ULaSalle-CEDE

Horário: 09h00min às 12h00min
Local: Auditório
Palestrantes: Prof. Dr. Antonio Carlos Wolkmer - UNILASALLE-RS e UNESC-SC, Brasil
Prof. Dr. Sérgio Urquhart de Cademartori – Unilasalle, Brasil
Profa. Dra. Lorena Gonzalez Pinto – Ulasalle, Costa Rica

  • Democracia, processos de paz e desarmamento: desafios políticos e jurídicos

Horário: 09h00min às 12h00min
Local: Salón 1
Palestrantes: Profa. Dra. Maria Luiza Pereira de Alencar Mayer Feitosa - UFPB, Brasil
Prof. Dr. Eduardo Saxe-Fernández - UNA, Costa Rica
Prof. Dr. Victor Orozco - UCR, Costa Rica

  • Direito ambiental, sustentabilidade e direitos da natureza

Horário: 09h00min às 12h00min
Local: Salón 2
Palestrantes: Profa. Dra. Cristiane Derani - UFSC, Brasil
Profa. Dra. Germana De Oliveira Moraes – UFC, Brasil
Prof. Dr. Alvaro Sagot – UCR, Costa Rica

 

Painéis Temáticos – Dia 25 | 09h00min às 12h30min | Instituto Interamericano de Derechos Humanos: IIDH

  • Direitos humanos, direito internacional e direito constitucional: Judicialização, processo e sistemas de proteção

Horário: 09h00min às 10h30min
Local: Sala 1
Palestrantes: Prof. Dr. Eduardo Manuel Val - UFF, Brasil
Prof. Dr. Victor Orozco - UCR, Costa Rica
Prof. Dr. Mariano Arguello - UCR, Costa Rica

  • Teoria, filosofia, antropologia e história do Direito

Horário: 09h00min às 10h30min
Local: Sala 2
Palestrantes: Profa. Dra. Rebecca Foratinni Lemos Igreja - UNB, Brasil
Prof. Dr. Eduardo Gonçalves Rocha - UFG, Brasil
Prof. Dr. Enrique Napoleón Ulate Chacón (UCR, Costa Rica)

  • Sistemas de pesquisa e pós-graduação em direito na América Latina e Caribe

Horário: 11h00min às 12h30min
Local: Sala 1
Palestrantes: Prof. Dr. Agustin Grijalva Jiménez - UASB, Equador
Prof. Dr. Martín Rodriguez Miranda - UCR, Costa Rica
Prof. Dr. Valter Moura de Castro - CONPEDI, Brasil

  • Novas perspectivas do direito: diálogos ou disjunções entre o direito público e o direito privado

Horário: 14h00min às 15h30min
Local: Sala 2
Palestrantes: Prof. Dr. Carlos Bolaños Céspedes - UlaSalle, Costa Rica
Profa. Dra. Maria Cristina Vidotte Blanco Tarrega - UFG, Brasil
Prof. Dr. Flavio Alves Martins - UFRJ, Brasil



Oficinas

Oficinas - Dia 24 | 14h00min às 18h00min | Instituto Interamericano de Derechos Humanos: IIDH

  • Estudios de casos de Derechos Humanos. Simulación de Juzgamientos de la Corte Interamericana de Derechos Humanos. Software

Horário: 14h00min às 18h00min
Local: Auditório 1
Palestrantes: :Profa. Dra. Maria Luiza Pereira de Alencar Mayer Feitosa - UFPB, Brasil
Prof. Dr. Rubens Beçak - USP, Brasil
Prof. Dr. Andrés Gonzales - UCR, Costa Rica
Pesquisador Victor Machado Viana Gomes (Advogado, Brasil)
Pesquisador Gabriel Gutiérrez Pereira Soares (UFPB, Brasil)

  • Diálogos Harmony With Nature

Horário: 14h00min às 18h00min
Local: Auditório 2
Palestrantes: Profa. Dra. Germana de Oliveira Moraes - UFC, Brasil
Profa. Dra. Maria Mercedes Sanchez - ONU, Nova York
Prof. Dr. Fernando Antonio de Carvalho Dantas - UFG
Prof. Dr. Rossano Lopes Bastos - IPHAN, Brasil

Oficinas - Dia 25 | 14h00min às 18h00min | Instituto Interamericano de Derechos Humanos: IIDH

  • Desafíos politicos y juridicos de la democracia en América Latina y Caribe: casos recientes Honduas, Paraguay e Brasil

Horário: 14h00min às 18h00min
Local: Auditório
Palestrantes: Profa. Dra. Mirian Aparecida Gonçalves - IDD, Brasil
Prof. Dr. João Paulo Allain Teixeira - UNICAP, Brasil
Prof. Dr. Walter Antillón Montealegre - UCR, Costa Rica
Prof. Dr. Rodolfo Meoño Soto - UNA, Costa Rica





Encerramento

Palestra de encerramento – 19h00

Local: Instituto Interamericano de Derechos Humanos (San José)

Tema: Direitos humanos, direito internacional e direito constitucional: judicialização, processo e sistemas de proteção

Palestrantes: Prof. Dr. Roberto de Figueiredo Caldas (Corte Interamericana de Derechos Humanos, Brasil)

Prof. Dr. José Thompson J. (IIDH, Costa Rica)

Prof. Dr. Antonio Carlos Wolkmer (UNILASALLE-RS, Brasil e UNESC-SC, Brasil)



Passagens Aéreas e Hotéis

Assim como nos eventos anteriores, para o VI Encontro Internacional do CONPEDI na Costa Rica, estabelecemos uma parceria com a Campus Viagens e Turismo que oferecerá aos participantes do evento facilidades em transporte aéreo, transfer e hospedagem. A empresa é especializada em logística para eventos, tendo realizado mais de 300 deles em seus 15 anos de existência.

O hotel oficial do evento e recomendado pelo CONPEDI é o Holiday Inn Hotel, na cidade de San José. Sugerimos que os participantes consultem a agência para comparar preços e serviços através dos contatos: (48) 3233-6525 ou pelo e-mail: contato@campusturismo.com.br.



Orientações de viagem

Os participantes do VI Encontro Internacional do CONPEDI COSTA RICA devem ficar atentos às medidas que deverão ser tomadas obrigatoriamente para a viagem:

  • É necessária a apresentação do passaporte e este deve ter data de validade superior a 30 dias desde a data de entrada no país;
  • A Costa Rica exige um Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) contra a febre amarela. Para isso, o participante deverá se dirigir a qualquer Unidade de Saúde Municipal ou Estadual e receber uma dose da vacina. Após a vacinação, deve se encaminhar a algum Centro de Orientação para a saúde do Viajante e retirar o CIVP pelo menos DEZ DIAS ANTES da chegada ao país.
  • No voo de retorno ao Brasil, é recomendado que o passageiro esteja quatro horas antes no aeroporto. Possivelmente haverá revista antes da saída do país, e isso pode demorar, por isso evite atrasos
  • Todas as pessoas deverão pagar uma taxa de embarque no valor de $27 na saída do país. A Lei Nº 8316, que rege os direitos de saída do território da Costa Rica, institui um tributo único e definitivo para autorização de saída do território do país, que deverá ser pago por todas as pessoas que deixarem o território nacional por via aérea.


Declarações e Certificados

Todas as declarações e certificados referentes ao VI ENCONTRO INTERNACIONAL DO CONPEDI estarão disponíveis exclusivamente no site do CONPEDI, na "Área Restrita", até o dia 05 de junho de 2017.

Somente o autor que apresentou o seu respectivo artigo e assinou a lista de presença no seu respectivo GT, terá sua declaração de apresentação disponibilizada na sua "Área Restrita".



Publicações

Os artigos apresentados no evento serão publicados no site do CONPEDI, com ISBN emitido pela Biblioteca Nacional. 

Os autores, ao submeterem seus artigos ao sistema “Publica Direito”, cedem automaticamente os direitos autorais em caráter irrevogável e gratuito ao CONPEDI, não consistindo em qualquer remuneração aos mesmos.

O CONPEDI poderá publicar os artigos com menção aos respectivos autores e ao evento, seja no formato digital ou impresso, nos seus periódicos, anais, livros dos GT’s ou em outras publicações a seu critério.

A publicação do artigo está condicionada obrigatoriamente à apresentação do mesmo, no respectivo GT, por pelo menos um dos autores.

DAS PUBLICAÇÕES NO PERIÓDICO INTERNACIONAL CONPEDI LAW REVIEW

Dos artigos apresentados no VI Encontro Internacional do CONPEDI, serão indicados até 15% dos que obtiverem melhor nota para serem publicados no periódico internacional CONPEDI Law Review.

Os artigos indicados e posteriormente selecionados pelo conselho editorial para a publicação no periódico internacional, deverão submeter novamente seus artigos em uma plataforma específica.

As novas submissões destes artigos deverão respeitar rigorosamente as normas e padrões do periódico, sob pena de não serem publicados caso não atendam aos requisitos.

Todos os artigos publicados no periódico, não serão publicados com os demais nos anais do VI Encontro Internacional do CONPEDI.

O periódico CONPEDI Law Review poderá ser acessado através do link:

http://portaltutor.com/index.php/conpedireview/index



Dúvidas

SECRETARIA
Karine Soares
secretaria@conpedi.org.br

SUBMISSÃO DE ARTIGOS/AVALIADORES
Patrícia Coelho
avaliadores@conpedi.org.br

COMUNICAÇÃO
Ana Carolina Vaz
Marina Zanin Negrão
comunicacao@conpedi.org.br

FINANCEIRO
Maryna Roczanski
financeiro@conpedi.org.br

REVISTA INSTITUCIONAL
Eduardo Soares
publicacao@conpedi.org.br

Telefone: (48) 3334-3077