Apresentação

VERSIÓN EN ESPAÑOL

O VI Encontro Internacional do CONPEDI acontece nos dias 23, 24 e 25 de maio de 2017, nas cidades de Heredia, San José e San Ramón, na Costa Rica, em parceria com a Universidad Nacional (UNA) e a Universidad de Costa Rica - Sede Occidente (UCR).

Sede de duas importantes instituições do Sistema Interamericano de Direitos Humanos (Corte Interamericana de Direitos Humanos e o Instituto Interamericano de Direitos Humanos), o país da América Central receberá o evento que congrega pesquisadores engajados na reflexão da temática central Direitos Humanos, Constitucionalismo e Democracia no mundo contemporâneo.

A temática escolhida indica não somente as lutas pelo reconhecimento, positivação e efetivação dos direitos humanos, mas, fundamentalmente, os processos democráticos que envolvem essas fases e práticas. Sendo assim, os desafios jurídicos e políticos para a democracia na América Latina, Caribe e no mundo contemporâneo são temas que estão na pauta do dia.

Com a realização de seu segundo evento internacional na América Latina e Caribe, o CONPEDI assume o compromisso de ser mais um instrumento de integração entre as distintas linhas de pesquisas da Pós-graduação stricto sensu em Direito dos programas brasileiros, latino-americanos e caribenhos.

Proporcionar o diálogo entre linhas de pesquisa, com certeza, fortalecerá não somente as relações nacionais e internacionais entre instituições acadêmicas, mas, fundamentalmente, os valores e as instituições democráticas dos países envolvidos. É com esse desafio que o CONPEDI firma sua parceira com as Universidades costarriquenhas: Universidad Nacional e Universidad de Costa Rica.

O Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação Direito (CONPEDI) é uma instituição que agrega professores e pesquisadores em direito de todo o Brasil. Tem a missão de incentivar e promover estudos jurídicos e o desenvolvimento dos programas de pós-graduação em Direito no país, além de organizar, anualmente, encontros e congressos nacionais e internacionais como este VI Encontro Internacional, a ser realizado na Costa Rica.

SEJAM TODOS BEM-VINDOS!

Na lista dos países mais democráticos do mundo, estar na Costa Rica é vivenciar e aprender lições de um país que se projeta no cenário internacional como exemplo de desenvolvimento e cidadania. Estamos falando do lugar que há quase cinquenta anos é sede da Corte Interamericana de Direitos Humanos, e é aqui a primeira parada das discussões deste Encontro.

San José, a capital do país, é onde está localizado o Instituto Interamericano de Direitos Humanos - fruto de convênio da Corte com o governo da Costa Rica. Lá se estuda o assunto, que também é tema central do VI Encontro, para que suas premissas sejam efetivamente aplicadas à população. Além disso, San José carrega outro título para o país: a cidade mais segura e pacífica da América Central.

O centro político e econômico do país divide história, modernidade e muitas áreas verdes, o que mostra outra característica do local. Para quem deseja respirar um pouco da história do lugar, em quinze minutos de caminhada pela Avenida Central, partindo do Instituto, o visitante pode conhecer a Assembleia Legislativa, o Museu Nacional da Costa Rica e a antiga casa presidencial, o charmoso Castillo Azul. Mais dez minutos e se chega à Plaza de la Cultura, onde é possível visitar o Museu do ouro e o Teatro Nacional.

Outros dois lugares que recebem atividades do evento são as cidades de Heredia e San Ramón, onde está a Universidad Nacional Costa Rica com seus 43 anos de história, e a Universidad de Costa Rica, com oito campi espalhados pelo país. Ambas cidades conurbadas com a capital San José.

E já que estamos fora da capital, para quem gosta de passeios mais ligados à natureza a notícia é boa: 6% de toda a biodiversidade do planeta está na Costa Rica. A vista para os bosques, parques e até mesmo florestas é por todos os lados. Tem ainda aquelas propostas mais radicais como no centro Colinas del Poás, com opções para experiências incríveis e até vista privilegiada do vulcão mais ativo no país: o Poás. Ou ainda, se optar por mais tranquilidade, um passeio pelas rotas do café - o grão de ouro dos costarriquenhos - aos pés do vulcão.

E já que falamos do café, não deixe de dar uma passada na Feria Verde de Aranjuez! Para quem gosta de uma experiência cultural ligada à gastronomia, dar uma passadinha na feira pode ser bastante especial. E, ah! Não deixe de experimentar o prato típico do país, o Gallo pinto, uma mistura com temperos locais de dois grandes conhecidos do brasileiro: arroz e feijão. Portanto, fica a dica!

Aprendizado, vivência histórica-cultural e uma bela experiência gastronômica é o que Costa Rica reserva para o VI Encontro Internacional do CONPEDI. Sejam todos muito bem-vindos!

PRAZO PRORROG. FLYER TEMPORARIO COSTA RICA



Organização

O VI Encontro Internacional na Costa Rica é promovido pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI) em parceria com a Universidad Nacional (UNA) e a Universidad de Costa Rica - Sede Occidente (UCR).

Comitê Organizador Brasil e Costa Rica:

Eduardo Saxe Fernandez (Escuela de la Tierra)
Fernando Antonio de Carvalho Dantas (UFG/CONPEDI)
Isabel Montero (UCR)
José Luiz Quadros de Magalhães (UFMG/CONPEDI)
Juan Gómez Mesa (UNA/Escuela de la Tierra)
Maria Luiza Alencar Mayer Feitosa (UFPB)
Nicolas Boeglin (UCR/UNA)
Norman Solórzano Alfaro (UNA)
Orides Mezzaroba (UFSC/CONPEDI)
Rebecca Foratinni Lemos Igreja (UNB)
Santiago Sarceño (UNA)
Valter Moura do Carmo (UNIMAR/CONPEDI)
Walter Antillón (UCR)



Universidad Nacional

UNA

La Universidad Nacional es una de las instituciones más representativas de la Educación Superior costarricense, no solo por ser la segunda casa de estudios universitarios creada en el país, sino porque, desde sus orígenes, ha construido un proyecto educativo, científico, cultural y social integral, inclusivo y sobre todo, al servicio de la sociedad costarricense. Esta misión la ha emprendido mediante el desarrollo de dos importantes tareas: la formación de profesionales de alto nivel y el intercambio con la sociedad civil, de conocimientos y saberes en sus más variadas expresiones, por medio de la investigación y la extensión social.

La historia de la Universidad Nacional se remonta a la creación de la Escuela Normal de principios del siglo veinte y a la Normal Superior de los años sesenta.

Obtuvo el carácter de Universidad Nacional de Costa Rica en 1973, gracias al esfuerzo de un grupo importante de ciudadanos encabezado por Benjamín Núñez, primer rector de esta casa de estudios. Su fortaleza institucional se ha forjado día tras día en estas cuatro décadas con las aportaciones de sus académicos, administrativos y estudiantes, al punto de recibir reconocimiento por la comunidad nacional e internacional. En ella se han formado y han desarrollado actividades académicas muchos ilustres personajes de la ciencia, la cultura, las humanidades y las artes de Costa Rica.



Universidad de Costa Rica

UCR

El Estatuto Orgánico de la Universidad de Costa Rica (1974) concentra en sus primeros cinco artículos lo que la institución universitaria representa dentro y fuera del país, expresando que es una institución de cultura, que busca crear profesionales humanizados, así como impulsar la ciencia y el arte. Empero, para llegar a ser el símbolo que es, diversas luchas académicas y burocráticas a lo largo de los años se han tenido que hacer presentes. De hecho sus orígenes datan desde 1888, pero será hasta en 1940 que con apoyo de Luis Demetrio Tinoco se promulga la ley N° 362 que crea de manera oficial la Universidad de Costa Rica, logro que se concreta para el gobierno de Rafael Ángel Calderón.

Bajo el lema Lucem Aspicio (mirando hacia la luz) abre sus puertas en 1941 con 719 estudiantes matriculados y, con la misión de llevar conocimientos a las diferentes comunidades y clases sociales de la época. Esta misión de igualdad y equidad atrae a los académicos Carlos Monge Alfaro, Abelardo Bonilla Baldares y Rodrigo Facio Brenes quienes crean la Facultad de Humanidades, cuyo objetivo es unificar y articular a la institución. Como la meta era que todo el país pudiese alcanzar el conocimiento, en el Tercer Congreso Universitario se busca la regionalización, tarea liderada por Carlos Monge Alfaro, quien logra concretar la apertura del Centro Regional de San Ramón -con los años se conocerá con Sede de Occidente- misma que es bautizada como Ciudad Universitaria Carlos Monge Alfaro. Posteriormente, el horizonte se expandió hasta llegar a constituirse la Sede del Atlántico, Sede de Limón, Sede de Guanacaste y Sede del Pacífico.

En la actualidad, la UCR es la institución de educación superior más grande e importante del país; para el año 2016 reportó una población estudiantil de más de 40 mil estudiantes de pregrado y grado, y más de 3 mil estudiantes activos en posgrado (Universidad de Costa Rica, 2016). Asimismo ostenta el programa de becas más completo y sólido del territorio nacional, ya que más del 50% de la población estudiantil recibe algún tipo de beca (Programa de Estado de la Nación, 2015). Además, la labor de la UCR trasciende fronteras, pues ha logrado establecer vínculos y convenios con universidades de diversas partes del mundo, procurando el intercambio académico y cultural, a través de pasantías, seminarios, congresos y otras actividades en conjunto, que buscan la participación estudiantil y docente, creando de esta forma un marco esencial para el crecimiento profesional y personal. Así, para el 2016 la UCR contaba con 284 convenios internacionales, 259 becarios en estudio de posgrado en el exterior, 209 visitantes académicos y 316 estudiantes internacionales (Universidad de Costa Rica, 2016).

En cuanto a los aportes, desde su fundación la UCR ha sido un actor esencial en el desarrollo de la vida nacional, ha contribuido al fortalecimiento del Estado Social de Derecho, la Institucionalidad Democrática y las Garantías Sociales. Gracias a los avances en el área académica, en los proyectos de investigación y en los programas de acción social, se ha robustecido y ha llegado a incidir en decisiones políticas, económicas, sociales, culturales y artísticas del país.

La UCR ha ganado una posición privilegiada en nuestra sociedad, de hecho, es una referencia para analizar la actualidad costarricense desde las perspectivas de la justicia social, el desarrollo integral, las humanidades y las ciencias, los derechos humanos y la libertad.



Submissão de Artigos

O VI Encontro Internacional do CONPEDI – Costa Rica será realizado de 23 a 25 de maio de 2017, nas cidades de Heredia, San José e San Ramón, Costa Rica, em parceria com a Universidad Nacional (UNA) e a Universidad de Costa Rica – Sede Occidente (UCR). O tema desta edição é: Direitos Humanos, Constitucionalismo e Democracia na América Latina e Caribe.

O Sistema Publica Direito já está disponível, desde o dia 1º de janeiro de 2017, para submissão de artigos, os quais devem ser enviados até o dia 06 de março de 2017, precisamente até às 23 horas e 59 minutos – prazo já prorrogado.

PRAZO ENCERRADO

EDITAL EM PORTUGUÊS

CONVOCATORIA EN ESPAÑOL



Artigos aprovados

Após análise e avaliação dos trabalhos submetidos para apresentação no VI Encontro Internacional do CONPEDI – COSTA RICA, o CONPEDI divulga e parabeniza os autores dos 155 artigos aprovados, conforme o Edital 006/2016.

Todas as submissões foram realizadas através da Plataforma Publica Direito, na qual os Avaliadores do CONPEDI realizaram as avaliações por meio do método Double Blind Review, processo que garantiu ao mínimo duas avaliações inominadas para cada trabalho submetido.

Agradecemos o apoio de nossos avaliadores, todos professores doutores que compõem o Cadastro Nacional e Internacional de Avaliadores. Assim, chegamos ao final desta etapa com absoluto êxito!

CONFIRA OS ARTIGOS APROVADOS



Locais do evento

O evento será realizado em San José, Heredia e San Ramón, na Costa Rica. As três cidades localizam-se no denominado Valle Central e são praticamente conurbadas - veja no mapa

Haverá translado do Holiday Inn Hotel (hotel recomendado em San Jose) para o local do evento. 

Locais do evento:

Instituto Interamericano de Derechos Humanos, San Jose

Universidad Nacional de Costa Rica UNA, Heredia

Universidad de Costa Rica - Sede Occidente, San Ramon



Linhas de Pesquisa e Grupos de Trabalho

1. Direitos humanos, direito internacional e direito constitucional: judicialização, processo e sistemas de proteção;

2. Constitucionalismo democrático e o Novo Constitucionalismo Latino-Americano;

3. Direito ambiental, sustentabilidade e direitos da natureza;

4. Interdisciplinaridade, ciências sociais, filosofia, antropologia e teoria jurídica;

5. Novas perspectivas do direito: diálogos ou disjunções entre o direito público e o direito privado;

6. Democracia, processos de paz e desarmamento: desafios políticos e jurídicos;

7. Sistemas de pesquisa e pós-graduação em direito na América Latina e Caribe;

8. Cátedra UNESCO de Direitos Humanos ULaSalle-CEDE.



Atenção aos prazos

CRONOGRAMA DO VI ENCONTRO INTERNACIONAL DO CONPEDI - COSTA RICA

1º de janeiro de 2016 a 27 de fevereiro de 2017: período para submissão de artigos.
30 de março de 2017: divulgação dos artigos aprovados
10 de abril de 2017: início das inscrições
10 de maio de 2017: último dia para pagamento das inscrições com desconto
12 de maio de 2017: último dia para pagamento das inscrições com boleto bancário
19 de maio de 2017: último dia para pagamento das inscrições sem desconto
05 de junho de 2017: prazo limite para disponibilização na área de associados das declarações e certificados
15 de julho de 2017: prazo final para publicação dos artigos apresentados



Inscrições

As inscrições já estão abertas

Já divulgamos a lista de artigos aprovados para o VI Encontro Internacional do CONPEDI – COSTA RICA, agora o próximo passo é efetuar a inscrição!

Vale lembrar que a taxa de inscrição para participação e apresentação de artigos no evento é obrigatória para todos os participantes brasileiros. (Ler atentamente o item 9 do EDITAL Nº 006/2016 - DAS INSCRIÇÕES, PAGAMENTOS E ISENÇÕES).

A inscrição deverá ser paga exclusivamente através do link disponibilizado no site do CONPEDI, na “Área Restrita”. A taxa poderá ser quitada somente através das opções de cartão de crédito, débito online ou boleto bancário. O pagamento através de boleto bancário, permanecerá disponível somente até 12 de maio de 2017.

Valores para apresentação de artigos:

Até 10 de maio de 2017 – inscrição com desconto = US$100,00

Até 19 de maio de 2017 – inscrição sem desconto = US$250,00

Valores para ouvintes:

Até 10 de maio de 2017 – inscrição com desconto = US$50,00

Até 19 de maio de 2017 – inscrição sem desconto = US$180,00.

Quem utilizar a opção de pagamento via PayPal notará que o valor em reais é correspondente ao valor de cotação do dólar do dia 27/03/2017. Portadores de cartão internacional realizarão o pagamento com a cotação do dólar do dia.

ATENÇÃO: inscrições não poderão ser realizadas no local do evento.



Oficinas

Em breve mais informações



Programação

Dia 23 de maio

Credenciamento
Ocorre durante o dia todo no Instituto Interamericano de Derechos Humanos, San José - Costa Rica

Palestra de abertura
"Derechos Humanos, Constitucionalismo y Democracia en el Mundo Contemporáneo" com David Sanchez Rubio da Universidad de Sevilla, España
LOCAL: Salon de expresidentes de la Asamblea Legislativa, San José - Costa Rica (Avenida Central y primera entre calles 15 y 17)
HORÁRIO: 10h às 12h (horário local)

Grupos de Trabalhos (GT)
LOCAL: Instituto Interamericano de Derechos Humanos, San José - Costa Rica ( Casa N° 222. Avenida 8, calles 43-41, barrio Los Yoses, Montes de Oca, San Pedro.)
HORÁRIO: 14h às 18h (horário local)

  • Direitos humanos, direito internacional e direito constitucional: judicialização, processo e sistemas de proteção I
  • Direitos humanos, direito internacional e direito constitucional: judicialização, processo e sistemas de proteção II
  • Democracia, processos de paz e desarmamento: desafios políticos e Constitucionalismo democrático e o Novo Constitucionalismo Americano
  • Direito ambiental, sustentabilidade e direitos da natureza I
  • Direito ambiental, sustentabilidade e direitos da natureza II

Conferencia Magistral
"Constitucionalismo democrático e o Novo Constitucionalismo Americano" com Patricio Pazmiño Freire"
LOCAL: Universidad de Costa Rica (UCR) - Sede Occidente, San Ramon - Costa Rica
HORÁRIO: 19 ÀS 20H30

Dia 24 de maio

Credenciamento
Ocorre das 9h às 14h na Universidad de Costa Rica (UCR) - Sede Occidente, San Ramon - Costa Rica

Painéis
LOCAL: Universidad de Costa Rica (UCR) - Sede Occidente, San Ramon - Costa Rica
HORÁRIO: 9h às 12h

  • Constitucionalismo democrático e o Novo Constitucionalismo Americano
  • Cátedra UNESCO de Direitos Humanos ULaSalle-CEDE
  • Democracia, processos de paz e desarmamento: desafios políticos e jurídicos
  • Direito ambiental, sustentabilidade e direitos da natureza

Grupos de Trabalhos (GT)
LOCAL: Universidad de Costa Rica (UCR) - Sede Occidente, San Ramon - Costa Rica
HORÁRIO: 14h às 18h (horário local)

  • Teoria, filosofia, antropologia e história do Direito
  • Educação jurídica, ensino do direito e sistemas de pesquisa e pós-graduação em direito na América Latina e Caribe
  • Novas perspectivas do direito: diálogos ou disjunções entre o direito público e o direito privado
  • Cátedra UNESCO de Direitos Humanos ULaSalle-CEDE

Oficinas
LOCAL: Instituto Interamericano de Derechos Humanos, San José - Costa Rica
HORÁRIO: 14h às 18h (horário local)

  • Estudios de casos de Derechos Humanos. Simulación de Juzgamientos de la Corte Interamericana de Derechos Humanos. Software
  • Diálogos Harmony With Nature

Conferencia Magistral
"Direito ambiental, sustentabilidade e direitos da natureza" com Dr. Eugenio Raúl Zaffaroni
LOCAL: Casa de la Cultura, Heredia - Costa Rica
HORÁRIO: 19h às 20h

 

Dia 25 de maio

Credenciamento
Ocorre das 9h às 12h no Instituto Interamericano de Derechos Humanos, San José - Costa Rica

 

Painéis
LOCAL: Instituto Interamericano de Derechos Humanos, San José - Costa Rica
HORÁRIO: 9h às 12h30

  • Direitos humanos, direito internacional e direito constitucional: Judicialização, processo e sistemas de proteção
  • Teoria, filosofia, antropologia e história do Direito
  • Sistemas de pesquisa e pós-graduação em direito na América Latina e Caribe
  • Novas perspectivas do direito: diálogos ou disjunções entre o direito público e o direito privado

 

Oficina
LOCAL: Instituto Interamericano de Derechos Humanos, San José - Costa Rica
HORÁRIO: 14h às 18h (horário local)

  • Desafíos politicos y juridicos de la democracia en América Latina y Caribe: casos recientes Honduas, Paraguay e Brasil

 

Encerramento
"Direitos humanos, direito internacional e direito constitucional: judicialização, processo e sistemas de proteção" com Roberto de Figueiredo Caldas (Presidente da Corte Interamericana de Derechos Humanos, Brasil); José Thompson J. (IIDH, Costa Rica) e Antonio Carlos Wolkmer (Unilassale, Brasil)
LOCAL: Instituto Interamericano de Derechos Humanos, San José - Costa Rica
HORÁRIO: 19h



Passagens Aéreas e Hotéis

Assim como nos eventos anteriores, para o VI Encontro Internacional do CONPEDI na Costa Rica, estabelecemos uma parceria com a Campus Viagens e Turismo que oferecerá aos participantes do evento facilidades em transporte aéreo, transfer e hospedagem. A empresa é especializada em logística para eventos, tendo realizado mais de 300 deles em seus 15 anos de existência.

O hotel oficial do evento e recomendado pelo CONPEDI é o Holiday Inn Hotel, na cidade de San José. Sugerimos que os participantes consultem a agência para comparar preços e serviços através dos contatos: (48) 3233-6525 ou pelo e-mail: contato@campusturismo.com.br.



Declarações e Certificados

Todas as declarações e certificados referentes ao VI ENCONTRO INTERNACIONAL DO CONPEDI estarão disponíveis exclusivamente no site do CONPEDI, na área do associado, em até 10 (dez) dias após o evento.

Somente o autor que apresentou o seu respectivo artigo e assinou a lista de presença no seu respectivo GT, terá sua declaração de apresentação disponibilizada na sua área de associado.

Terá direito ao certificado de participação no evento, com carga horária de 15 horas, todos os participantes e ouvintes devidamente inscritos, que obtiverem a frequência mínima de 75%.

A frequência será auferida por leitor digital através da credencial impressa pelos próprios participantes. Caberá a todos os inscritos registrar diariamente sua frequência nos pontos indicados para tal finalidade.

Para efeito de contagem percentual de frequência, considere todos os dias de evento, de acordo com a programação oficial. 



Publicações

Os artigos apresentados no evento serão publicados no site do CONPEDI, com ISBN emitido pela Biblioteca Nacional. 

Os autores, ao submeterem seus artigos ao sistema “Publica Direito”, cedem automaticamente os direitos autorais em caráter irrevogável e gratuito ao CONPEDI, não consistindo em qualquer remuneração aos mesmos.

O CONPEDI poderá publicar os artigos com menção aos respectivos autores e ao evento, seja no formato digital ou impresso, nos seus periódicos, anais, livros dos GT’s ou em outras publicações a seu critério.

A publicação do artigo está condicionada obrigatoriamente à apresentação do mesmo, no respectivo GT, por pelo menos um dos autores.

DAS PUBLICAÇÕES NO PERIÓDICO INTERNACIONAL CONPEDI LAW REVIEW

Dos artigos apresentados no VI Encontro Internacional do CONPEDI, serão indicados até 15% dos que obtiverem melhor nota para serem publicados no periódico internacional CONPEDI Law Review.

Os artigos indicados e posteriormente selecionados pelo conselho editorial para a publicação no periódico internacional, deverão submeter novamente seus artigos em uma plataforma específica.

As novas submissões destes artigos deverão respeitar rigorosamente as normas e padrões do periódico, sob pena de não serem publicados caso não atendam aos requisitos.

Todos os artigos publicados no periódico, não serão publicados com os demais nos anais do VI Encontro Internacional do CONPEDI.

O periódico CONPEDI Law Review poderá ser acessado através do link:

http://portaltutor.com/index.php/conpedireview/index



Dúvidas

SECRETARIA
Karine Soares
secretaria@conpedi.org.br

SUBMISSÃO DE ARTIGOS/AVALIADORES
Patrícia Coelho
avaliadores@conpedi.org.br

COMUNICAÇÃO
Ana Carolina Vaz
Marina Zanin Negrão
comunicacao@conpedi.org.br

FINANCEIRO
Maryna Roczanski
financeiro@conpedi.org.br

REVISTA INSTITUCIONAL
Eduardo Soares
publicacao@conpedi.org.br

Telefone: (48) 3334-3077