Apresentação

A cidade de Curitiba (Paraná) receberá de 7 a 10 de dezembro de 2016 o XXV CONGRESSO DO CONPEDI. Sob o tema Cidadania e Desenvolvimento: O papel dos atores no Estado Democrático de Direito, o evento é promovido pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito — CONPEDI em parceria com o Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA.

Diante dos desafios do desenvolvimento globais ou locais, o conceito de sustentabilidade passou a ganhar grande importância nos últimos anos. Especialmente na última década, grandes avanços ocorreram no sentido de implementar uma lógica sustentável nos processos de produção, assim como no planejamento das cidades e outras esferas sociais. No entanto, a impressão é de que o conceito de sustentabilidade ainda é mais falado do que efetivamente aplicado.

Diante dessas questões, fica claro que é na área social onde estão explícitos os maiores desafios de respostas, exigindo assim a garantia de participação social como a única forma de implementar o Estado Democrático de Direito brasileiro.

No Brasil, a questão apresenta-se ainda mais desafiadora, tendo em vista o traumático desenvolvimento gerador de desigualdades sociais e regionais de toda ordem, especialmente diante do quadro onde os direitos mais fundamentais dos cidadãos não são respeitados e implementados na sua totalidade.

A expectativa é que a bela capital paranaense receba participantes de todo o país. O evento será realizado no Centro Universitário Curitiba — UNICURITIBA, que estará de portas abertas para todos e todas!

SEJAM TODOS BEM-VINDOS!

Em um evento com a temática “Cidadania e o Desenvolvimento Sustentável”, olhar atentamente para a cidade sede pode ser uma forma de exercitar o aprendizado que se é adquirido ao longo do Congresso. Apesar de ser famosa pelos parques e museus, em Curitiba o funcionamento da cidade virou atração turística. A convivência organizada entre o meio urbano, o meio ambiente e as pessoas além de facilitar a vida do turista, é uma reflexão para um viajante com olhar mais atento.

O UNICURITIBA, cenário principal do Congresso, está localizada na Rua Chile, via que dá acesso a algumas das principais avenidas da cidade. Na mesma rua, caminhando 850 metros, chega-se ao Teatro Paiol, um antigo abrigo de pólvora transformado no primeiro teatro de arena da cidade em 1971. Ainda na região, distante cerca de 2,5 km da universidade,  aproveitem para conhecer o Jardim Botânico e sua estufa de três abóbadas que abriga plantas características da floresta atlântica.

Na mala, tenham certeza de que estarão levando um casaquinho. O conselho de mãe vale muito para Curitiba, cidade em que o clima pode presentear o turista com sol, chuva e frio em um mesmo dia. Incluam também um calçado confortável para caminhar pelo Museu Oscar Niemeyer, cartão postal da cidade conhecido popularmente como o Museu do Olho, e pelos parques da capital. O Parque Barigui, o mais frequentado pelos curitibanos, e o Parque Tanguá, antigo complexo de pedreiras desativadas, são boas alternativas de passeio.

O Passeio Público, outro parque da capital, é um reduto de mata natural em plena região central e, nos seus arredores, estão importantes pontos turísticos do Setor Histórico de Curitiba. O Largo da Ordem, reduto de casarões históricos, recebe aos domingos, das 9h às 14h, mais de mil barracas de artesanato, pintura, bijuterias e outras especialidades na Feira do Largo da Ordem. Além de abrigar a maior feira de Curitiba, o Largo é conhecido por seus restaurantes e bares e pode ser uma boa sugestão de Happy Hour após um dia de Congresso.

Para conhecer as tradições culinárias, dirijam-se ao Mercado Municipal de Curitiba e apreciem a variedade de temperos, frutas e verduras, bebidas e restaurantes do local. O bairro Santa Felicidade, também referência e principal eixo gastronômico da capital, foi uma grande colônia italiana e hoje é o endereço de muitos restaurantes e vinícolas da cidade.  

Esperamos que todos desfrutem dos aprendizados que o Congresso e Curitiba tem a oferecer!



Organização

O XXV Congresso é organizado pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI) em conjunto com o Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). 

COORDENAÇÃO GERAL
Orides Mezzaroba - UFSC

ORGANIZADORES NACIONAIS
Raymundo Juliano Feitosa - UFRN
Ingo Wolfgang Sarlet - PUCRS
João Marcelo de Lima Assafim - UCAM
Maria dos Remédios Fontes Silva - UFRN
Julia Maurmann Ximenes - IDP
Orides Mezzaroba UFSC
Felipe Chiarello de Souza Pinto - Mackenzie
Vivian de Almeida Gregori Torres - USP
Caio Augusto Souza Lara - ESDHC
Fernando Antonio de Carvalho Dantas – UFG
José Querino Tavares Neto - UFG/PUC PR
Lucas Gonçalves da Silva – UFS
Samyra Haydêe Dal Farra Naspolini Sanches - UNINOVE
José Barroso Filho - IDP
Liton Lanes Pilau Sobrinho - UPF
Horacio Wanderlei Rodrigues - IMED/ABEDi
Antônio Carlos Diniz Murta - FUMEC
Jose Luiz Quadros de Magalhaes - UFMG
Monica Herman Salem Caggiano - USP
Valter Moura do Carmo - UNIMAR
Viviane Coêlho de Séllos Knoerr - UNICURITIBA
Matheus Felipe de Castro - UNOESC

COORDENAÇÃO LOCAL
UNICuritiba: Prof. Dra. Viviane Coêlho de Séllos Knoerr

COMISSÃO EXECUTIVA NACIONAL
Rui de Oliveira - Coordenador Geral da Secretaria/CONPEDI
Simone Fraga - Coordenadora Geral Executiva do XXV Congresso do CONPEDI

EQUIPE EXECUTIVA DO XXV CONGRESSO DO CONPEDI
Ana Carolina Vaz e Taynara Nakayama - Coordenação de Comunicação
Eduardo Soares de Lara - Coordenador dos painéis e suporte de comunicação
Gisele Graziele Bento - Coordenadora de pôsteres
Maryna Roczanski Neves - Coordenadora de credenciamento
Karine Soares de Mello - Coordenadora da secretaria do evento
Karina de Souza - Suporte executivo
Patricia Coelho - Coordenação de avaliação
Paulo Henrique Mattana - Coordenador do Espaço do Autor

 



UNICURITIBA

logomarca_unicuritiba

Idealizada pelo Dr. Milton Vianna no início da década de 1950 (século XX), nascia a Faculdade de Direito de Curitiba com a participação de um grupo de valiosos colaboradores. Desde a sua fundação, o UNICURITIBA, com base em princípios socialmente responsáveis, confirma sua história de perseverança e de vocação educacional, tal como idealizada por seus fundadores. É com essa visão que, passadas seis décadas e meia, o atual UNICURITIBA vem orgulhosamente mantendo sua atividade voltada exclusivamente para a educação, formando profissionais de excelência e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, por meio da preservação da cultura, do avanço científico e tecnológico.

Ao longo de seu processo de transformação, a Instituição, que iniciou suas atividades com o Curso de Direito, nas instalações do Colégio Novo Ateneu, vem ampliando a área de atuação adaptando-se à modernidade imposta pela evolução do tempo. Após 57 anos de sucesso no ensino da área jurídica, como Faculdade de Direito e, posteriormente, Faculdades Integradas Curitiba, a Instituição tornou-se, em 2007, Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). Essa contínua evolução, fruto da dedicação e do trabalho árduo de seus colaboradores, retrata, ainda hoje, o compromisso de seus fundadores com educação de qualidade e formação de profissionais críticos e conscientes.

A evolução e o êxito de seu programa educacional se devem tanto à antecipação e atenção aos desafios e movimentos do mercado local e regional, quanto ao apoio e solidez de sua Mantenedora (AENA - Administradora Educacional Novo Ateneu), cuja trajetória de sucesso aliada à colaboração de uma equipe qualificada de profissionais resultou no atendimento às mais variadas demandas educacionais. Atualmente, além do ensino na área do Direito, o UNICURITIBA oferece cursos de Bacharelado, Superiores de Tecnologia, Pós-Graduação Lato Sensu e o Stricto Sensu em Direito – Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania.

O UNICURITIBA tem como marco referencial de sua história um processo de evolução e inovação, acompanhando o desenvolvimento de Curitiba, do Estado do Paraná e do Brasil. Passaram por suas salas de aula acadêmicos e professores que se destacam profissionalmente em todas as carreiras relacionadas aos cursos das diversas áreas de conhecimento em que a Instituição atua.

Independentemente de toda essa experiência, consciente de que o futuro, na maioria das vezes, é consequência dos feitos passados, institucionalmente o UNICURITIBA tem como visão de futuro ser reconhecido como diferencial no mercado, pela excelência na Educação.

Cabe destacar que recentemente, em 2015, o UNICURITIBA celebrou o 65º aniversário, culminando na edição do livro comemorativo que narra sua história de conquistas e realizações. Naquele ano, foi-lhe concedida por parte da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, “Menção Honrosa” em reconhecimento à importante contribuição pessoal e institucional que tem dado a Curitiba e ao estado do Paraná, na área da educação. Como destaque altamente relevante, o Curso de Direito recebeu o conceito máximo, nota 5 (cinco), da Comissão de Avaliação do INEP. Além disso, o curso ainda foi agraciado com o 5º selo “OAB Recomenda”, sendo tradicionalmente a Instituição que mais aprova seus alunos e egressos na OAB no estado do Paraná, destacando-se entre as primeiras do Brasil.

Nesse compasso de qualidade e seguindo a missão de “educar para formar pessoas capacitadas e comprometidas com o desenvolvimento social”, lema institucional, dentro do perfil de primar pela excelência na educação, foi criado o Programa de Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania do UNICURITIBA.

Focado em discutir e aprofundar questões que envolvem a atuação da empresa no desenvolvimento social e suas implicações para o direito, conta com quinze professores permanentes, todos com vínculos com programas de pós-doutoramento no Brasil e exterior, tem nota 04 (quatro) junto à CAPES e busca a sua consolidação, seja por meio da atividade formal do Programa, quanto por sua frequência de publicações, incentivo à participação de seus mestrandos e professores em eventos nacionais e estrangeiros, evolução frequente de sua revista, ininterrupta e consolidada realização anual do CONBRADEC – Congresso Brasileiro de Direito Empresarial e Cidadania, como também das parcerias com outros programas de mestrado em direito para atividades de pesquisa, orientação e publicações e realização de eventos, como também a frequência de professores visitantes internacionais.

Vale ressaltar também o crescimento da  Revista Jurídica – UNICURITIBA no quadriênio em curso. Trata-se de um períodico criado em 1981, pelo Diretório Acadêmico Clotário Portugal em parceria com a Faculdade de Direito de Curitiba (FDC), posteriormente Faculdades Integradas Curitiba (FIC), atualmente Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA e desde sua primeira edição, em novembro de 1981, já contou com autores como Alcides de Mendonça Lima – catedrático de Processo Civil - UFP/RS, André Franco Montoro então Senador e Professor de Direito na PUC/SP, Carlos Alberto Bittar – Professor da USP, Cassio de Mesquita Barros Jr – USP e PUC/SP, Cláudio Souto – titular de Sociolocia Jurídica na UFPE, Fernando Witaker da Cunha – titular da Faculdade de Direito da UERJ, José Martins Catharino – Titular de Direito do Trabalho na Universidade Católica de Salvador e Maria da Glória Lins da Silva Castro, mulher pioneira como professora de Direito, nas então UFP e FDC, hoje, UFPR e UNICURITIBA, sendo até os dias atuais membro de nosso Corpo Docente, Professora Maria da Glória Collucci e recentemente, também autora de artigo na Revista Jurídica - UNICURITIBA. Em novembro do ano de 2016 realizamos publicação comemorativa dos 35 anos de nossa Revista Jurídica, hoje classificada como B1 pela CAPES.

A edição inicialmente era anual e posteriormente, semestral, sempre ininterrupta. Desde 2006 é editada e organizada pelo Programa de Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania do Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA. O UNICURITIBA, com base em princípios socialmente responsáveis, confirma sua história de perseverança e de vocação educacional, tal como idealizada por seus fundadores. A instituição mantém sua atividade voltada exclusivamente para a educação, formando destacados profissionais e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, por meio da preservação da cultura, do avanço científico e tecnológico.

O corpo editorial da Revista Jurídica conta com largo rol de Conselheiros Internacionais e Nacionais, com garantida exogenia, tendo em vista a priorização de textos de professores de renome e artigos de qualidade analisados pelo sistema "double blind peer rewiew". Os conteúdos que podem ser consultados de forma gratuita no site do periódico, são registrados no "Orcid", no "DOI" e no "Creative Commons", dentre outros e ficam à disposição, também para "download" livre, na página da Instituição.

Os objetivos do Programa de Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania do UNICURITIBA comportam a promoção de pesquisa e a qualificação de pesquisadores na área da responsabilidade social empresarial à luz do direito; a integração e cooperação dos variados níveis de ensino em prol da construção de uma sociedade livre, justa e solidária a partir da efetiva participação da atividade empresária; a análise da realidade regional, nacional e internacional de uma emergente sociedade tecnológica, global e de riscos; a produção de doutrina e fomento de marcos regulatórios e de políticas públicas em favor do lucro social; a geração de mentalidade e comportamento cidadão pelo empresariado e a transformação social por meio da capacitação científica e nucleação de experiências e conhecimentos em favor da concretização constitucional.

Sendo esses os objetivos regulamentares do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do UNICURITIBA, é possível afirmar que, ao longo de 2016 as atividades acadêmicas permaneceram em contínua evolução, voltando-se ao oferecimento de um programa comprometido com a pesquisa, excelência e com os mais elevados ideais de cidadania e de responsabilidade social da empresa, culminando com a organização e realização do XXV Congresso Nacional do CONPEDI, sob o tema: Cidadania e Desenvolvimento sustentável - o papel dos atores sociais no Estado Democrático de Direito.


Inscrições

O CONPEDI já divulgou a lista dos artigos e pôsteres aprovados para apresentação no XXV Congresso do CONPEDI, a ser realizado entre os dias 7 e 10 de dezembro, em Curitiba , no Centro Universitário de Curitiba (UNICURITIBA).

Agora, o próximo passo é efetuar a inscrição. A apresentação dos artigos no evento está condicionada à quitação da inscrição na modalidade participante, e o pagamento pode ser efetuado com desconto se realizado até o dia 21 de novembro de 2016. O pagamento através de boleto bancário estará disponível somente até o dia 30 de novembro de 2016.

ATENÇÃO PARA ALTERAÇÕES NAS MODALIDADES:

Para apresentação de artigos
*Esta modalidade permite apresentação de artigos, apresentação de pôster e participação nos painéis

Até 21 de novembro de 2016 ­ inscrição com desconto = R$325,00
Após 22 de novembro de 2016 ­ inscrição sem desconto = R$485,00

Para apresentação de pôsteres
*Esta modalidade permite apresentação de pôsteres e participação em painéis

Até 21 de novembro de 2016 ­ inscrição com desconto = R$195,00
Após 22 de novembro de 2016 ­ inscrição sem desconto = R$325,00

Para ouvintes
*Esta modalidade permite participação como ouvinte e participação em painéis

Até 21 de novembro de 2016 ­ inscrição com desconto = R$150,00
Após 22 de novembro de 2016 ­ inscrição sem desconto = R$290,00

Lembrando que os autores dos artigos não aprovados podem se inscrever como ouvintes e participar igualmente do evento. No caso de trabalhos com dupla autoria, o pagamento da inscrição deve ser efetuado apenas pelo autor que irá apresentar o artigo, sendo ambos indicados como autores na publicação.

A opção de pagamento da inscrição está disponível através de sua área do associado. Para acessá-la, siga os seguintes passos:

  • Acesse o site do CONPEDI em www.conpedi.org.br;
  • Clique em “Área do Associado”;
  • Digite e-mail e senha e clique em “Entrar”;
  • Ao lado direito da tela clique na janela do XXV CONGRESSO DO CONPEDI – CURITIBA/PR no botão “Mais informações”;
  • Ao lado direito da tela na janela Inscrições clique no botão “Ver as datas e valores das inscrições”;
  • Selecione a opção de pagamento de acordo com sua modalidade, sendo elas Ouvinte, Pôsteres e Painéis ou Participante

Eventuais dúvidas sobre pagamento de inscrições devem ser encaminhadas para: financeiro@conpedi.org.br.



Credenciamento

A fim de evitar filas e otimizar o tempo do credenciamento para todos, o CONPEDI lança agora um novo procedimento para emissão de crachás. Desta vez, diferente dos encontros e congressos anteriores, cada participante deverá emitir sua própria credencial no site do CONPEDI e apresentá-la no ato do seu credenciamento durante o evento

ENTENDA COMO FUNCIONA

1. Após realizar o pagamento da sua inscrição, aparecerá em sua “Área do Associado”, no site do CONPEDI, a opção “Imprimir credencial”.

2. Realize a impressão. A credencial deve ser impressa em papel sulfite no formato A4 e ter alta qualidade, de impressão prioritariamente “laser”, para não prejudicar a leitura do seu QR CODE durante o evento. A folha com o crachá impresso não poderá ser rasurada ou amassada.

3. No setor de credenciamento do evento, apresente esta credencial e um documento com foto para retirar seu material e ter acesso ao Congresso.

Registro de frequência: O CONPEDI realizará o registro de presença através do QR Code disponível nos crachás dos inscritos. Clique aqui e saiba como funcionará.



Programação

Para que todos os participantes possam se organizar antecipadamente, divulgamos a programação do evento.

ATENÇÃO 

A programação prevista para o primeiro dia do evento, 7 de dezembro, acontecerá no Espaço Torres (Sede Social Paraná Clube)
Endereço: – Av. Pres. Kennedy, 2377 – Água Verde. Entrada pela Rua São Paulo

Clique na imagem abaixo para conferir a programação completa:

caderno

Ou acesse o arquivo PDF clicando aqui



Baixe o aplicativo

Para facilitar o acesso às informações do XXV Congresso do CONPEDI, criamos um aplicativo que reúne os principais conteúdos do evento que irá acontecer em Curitiba entre os dias 7 e 10 de dezembro. Por enquanto, o aplicativo está disponível apenas para celulares com o sistema Android e pode ser baixado gratuitamente da seguinte forma:

1. Entre no ícone Play Store do seu celular;

2. Digite “Conpedi” na área de busca;

3. Selecione a opção “instalar”.

E pronto! É só acessar e ficar por dentro de toda a programação diretamente do seu celular! 

app



Apresentação de Artigos

Após análise e avaliação dos trabalhos submetidos para apresentação no XXV Congresso do CONPEDI – Curitiba, o CONPEDI divulga e parabeniza os 2270 autores dos artigos aprovados, conforme o Edital 004/2016. Ao final do processo, foram classificados 1886 artigos, contemplando as 50 linhas de pesquisa propostas para o evento.

Entre os trabalhos selecionados, 20 foram indicados por Programas de Pós-Graduação em Direito do país. Cada Programa teve a oportunidade de indicar 01 artigo que envolve-se seus pesquisadores, discentes ou professores. Na lista de aprovados, esses trabalhos estão sinalizados com um asterisco (*).

O alto nível de qualidade dos artigos submetidos resultou em uma maior quantidade de trabalhos aprovados. Dessa forma, o número de Grupos de Trabalhos foi ampliado, totalizando em 96 GT’s para o XXV Congresso do CONPEDI - confira os artigos aprovados.

ORIENTAÇÕES PARA APRESENTADORES DE ARTIGOS

As apresentações de artigos acontecerão nos dias 08 e 09 de dezembro de 2016, no Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA, no período das 13h30 às 18 horas, conforme tabela já prevista no Anexo II do Edital 004/2016.

Também com base no edital, seguem algumas orientações para os apresentadores:

  • Os artigos somente poderão ser apresentados nos seus respectivos GTs;
  • Não serão aceitas apresentações de artigos em outros GTs, mesmo que estes sejam do mesmo tema;
  • O pagamento da taxa de inscrição para participação e apresentação de artigos no evento é obrigatória;
  • Somente os autores poderão apresentar o artigo, e estes terão até 10 minutos para fazê­-lo;
  • Em caso de mais de um autor, será suficiente a presença de apenas um deles no momento da apresentação;
  • A ordem de apresentação dos Artigos nos GTs será definida a critério dos seus respectivos coordenadores. Caberá aos autores se organizarem para participarem  integralmente do GT, e não apenas durante o momento de sua apresentação;
  • O objetivo dos GTs é socializar, debater e produzir conhecimentos acerca do tema. Sendo assim, a participação dos autores não se limita à apresentação de seus artigos, sendo fundamental a presença e participação durante todo o funcionamento do Grupo de Trabalho;
  • Poderá haver debate na sequência das apresentações, ao final de blocos ou término de todas as apresentações, cabendo aos Coordenadores de GT definirem o formato;
  • Não serão disponibilizados recursos audiovisuais (datashow, projetores etc.) para a apresentação dos artigos.

anexo 02



Apresentação de Pôsteres

O XXV Congresso do CONPEDI – Curitiba bateu recorde de inscrições na modalidade de pôsteres, recebendo 409 submissões de trabalhos. O CONPEDI divulga e parabeniza os autores dos 300 pôsteres classificados para apresentação, conforme item 5.1.1.2 do Edital 005/2016, contemplando 47 das 50 linhas de pesquisa disponibilizadas.

A apresentação dos pôsteres será realizada em dois blocos nos dias 8 e 9 de dezembro de 2016, devendo ser fixados no dia da apresentação das 10 às 12h, sendo apresentados e avaliados das 15 às 18h.

ACESSE AQUI A LISTA DE PÔSTERES APROVADOS

Cabe ressaltar que a apresentação dos pôsteres no evento está condicionada à quitação da inscrição desse na modalidade “Autor de pôster”, lembrando que até 21 de novembro de 2016 a inscrição pode ser realizada com desconto. E que, conforme item 6.2 do Edital 005/2016, a confecção, transporte, exposição, apresentação, fixação e retirada do pôster no dia e horários previstos para a sua apresentação, será de inteira responsabilidade dos autores.

Entende-se como autores aqueles que confirmaram sua autoria junto ao pôster submetido. No caso da ausência de confirmação, a autoria foi desconsiderada, permanecendo apenas o autor que realizou o cadastro do referido pôster. Lembramos que os autores dos pôsteres não classificados podem se inscrever como ouvintes e participarem do evento nesta modalidade.

Dúvidas ou informações em relação aos pôsteres podem ser enviadas via e-mail poster@conpedi.org.br com Gisele Bento.



Painéis Temáticos

Além das apresentações de artigos e apresentação de pôsteres, serão realizados os painéis temáticos previstos na programação. Os painéis acontecem nos dias 08 e 09 de dezembro de 2016. Faça sua inscrição no evento e participe!

Dia 08/12
Horizontes do Direito Penal na sociedade de riscos: o caso lava a jato como paradigma de encruzilhadas (In)constitucionais.
Horário: 09:00 às 12:30
Local: Bloco E (Sala 26)
Coordenador de Mesa: Prof. Dr. Rogério Gesta Leal - UNISC
Palestrantes:Prof. Dr. Jacinto Nelson de Miranda Coutinho - UFPR
Prof. Dr. Flávio Antônio da Cruz - UNICURITIBA
Prof. Dr. Mauricio Stegemann Dieter - USP
VER CURRÍCULO

Direitos Políticos e Reformas Políticas
Horário: 9:00 às 12:30
Local: Bloco E (Sala 21)
Coordenador de Mesa: Prof. Dr. Fernando Gustavo Knoerr - UNICURITIBA
Palestrantes:Dr. Roberto Viciano Pastor - Valência - ESPANHA.
Prof. Dr. José Filomeno de Moraes Filho - UNIFOR
Profa. Dra. Eneida Desiree Salgado - UFPR
Profa. Dra. Maria Fernanda Salcedo Repolês - UFMG
VER CURRÍCULO

O processo de criação de novos mestrados na CAPES e o papel do Currículo Lattes do CNPq
Horário: 10h00 às 12h30
Local: Bloco E (Sala 12)
Coordenador de Mesa: Prof. Dr. Raymundo Juliano Feitosa - CONPEDI
Palestrantes:Consultor Clemilson Marques Batista - JANUS EDUCARE
VER CURRÍCULO

LattesXSucupiraXImpacto da produção
Horário: 18:30 ás 21:00
Local: Bloco C (Sala 24)
Coordenador de Mesa: Prof. Dr. Alex Rosenbrock Teixeira - UNICURITIBA
Palestrantes:Prof. Dr. Emerson Maccari - UNINOVE/SP
VER CURRÍCULO

Teoria da Decisão e do Realismo Jurídico
Horário: 09:00 às 12:00
Local: Bloco E (Sala 25)
Coordenadora de Mesa: Profa. Dra. Lorena de Melo Freitas - PNPD - UNIPÊ
Palestrantes:Prof. Dr. Paulo Roberto Barbosa Ramos - UFMA
Prof. Dr. Francisco Cardozo Oliveira - UNICURITIBA
Prof. Dr. Oscar Sarlo - UDELAR
Prof. Dr. João Paulo Fernandes de Souza Allain Teixeira - UNICAP
VER CURRÍCULO

Consumo Consciente
Horário: 10h00 às 12h00
Local: Bloco E (Sala 23)
Coordenadora de Mesa: Doutora Cinthia Obladen de Almendra Freitas - PUCPR
Palestrantes: Doutor Alfio Brandenburg - UFPR
Prof. Dr. Antonio Carlos Efing - PUCPR
Doutoranda Andréa Abrahão Costa - PUCPR
VER CURRÍCULO

Memória da Resistência Civil: a liberdade de não ter medo
Horário: 09:00 às 12:00
Local: Bloco E (Sala 15)
Coordenador de Mesa: Prof. Anthony Leahy - Instituto Memória
Palestrantes:Prof. Dr. René Dotti - UFPR
Prof. Dr. Luiz Eduardo Gunther - UNICURITIBA
Prof. Dr. Miguel Kfouri Neto - UNICURITIBA
Prof. Dr. Clayton Reis - UNICURITIBA
VER CURRÍCULO

A Preservação da Dignidade do Refugiado no Cenário Internacional
Horário: 09:00 às 12:00
Local: Bloco E (Sala 16)
Coordenador de Mesa: Prof. Dr. Fabricio Bertini Pasquot Polido - UFMG
Palestrantes:Prof. Dr. Werner Hoeffner - SciencesPo (Nice, Paris, Toulouse) e Faculty of Nice Sophia Antipolis
Prof. Kledson Manuel Castanheira Rodrigues - UNICURITIBA
Prof. Dr. Raimundo Nonato Chaves Neto - IDB
Profa. Dra. Sybelle de Jongh - ITM
VER CURRÍCULO A Preservação da Dignidade do Refugiado no Cenário Internacional

O Direito Constitucional e o Seu Papel na Construção do Cenário Jurídico Global
Horário: 09:00 às 12:00
Local: Bloco E (Sala 17)
Coordenador de Mesa: Prof. Dr. Marcos Alves da Silva - UNICURITIBA
Palestrantes:Prof. Dr. Fábio da Silva Veiga
Prof. Rúben Miranda Gonçalves - Universidad de Santiago de Compostela
Prof. Dr. Marcelo Antonio Theodoro - UFMT
Prof. Dr. Francisco Ivo Dantas Cavalcanti - UFPE
Prof. Dr. Ruy Alves Henriques Filho - UNICURITIBA
VER CURRÍCULO

Direito Empresarial e Responsabilidade Social
Horário: 09:00 às 12:00
Local: Bloco E (Sala 14)
Coordenador de Mesa: Prof. Msc. Jackson Passos Santos - UNINOVE
Palestrantes:Prof. Dr. Jose Osorio Do Nascimento Neto - UPM
Prof. André Luppi - UNICEUB
Prof. Dr. Sandro Mansur Gibran - UNICURITIBA
VER CURRÍCULO

Transnacionalização e Eficácia de Novos Direitos Humanos na Sociedade Contemporânea
Horário: 09:00 às 12:00
Local: Bloco E (Sala 18)
Coordenador de Mesa: Prof. Dr. Lucas Gonçalves da Silva - UFS
Palestrantes:Prof. Dr. Francesco Bilancia - Università Degli Stugi "G.D'Annunzio" Chieti - Pescara/Itália
Profa. Dra. Sandra Regina Martini - UNISINOS
Prof. Dr. Heron José de Santana Gordillo - UFBA
Prof. Dr. Manoel Jorge e Silva Neto - UFBA
Profa. Dra. Luciana Aboim Machado Gonçalves da Silva - UFS
VER CURRÍCULO

Compliance e Intervenção Estatal: combate à corrupção
Horário: 09:00 às 12:00
Local: Bloco E (Sala 22)
Coordenadora de Mesa: Profa. Maria Lúcia de Barros Rodrigues - UNICURITIBA
Palestrantes:Prof. Dr. Mateus Eduardo Siqueira Nunes Bertoncini - UNICURITIBA
Prof. Rafael Lima Torres - UNICURITIBA
Prof. Elisa de Mattos Leão Prigol Grande - UNICURITIBA
Prof. Fabiane Cristina Santana - UNICURITIBA
Prof. José Alberto Monteiro Martins - UNICURITIBA
Prof. Joaquim Ferraz Martins Filho - REUNALT
VER CURRÍCULO

Democracia, Conflitos Distributivos e Políticas Públicas
Horário: 09:00 às 12:00
Local: Bloco E (Sala 24)
Coordenador de Mesa: Prof. Dr. Fernando de Brito Alves - UENP/FIO
Palestrantes:Prof. Dr. Vladimir Brega Filho - UENP
Prof. Dr. Eliezer Gomes da Sila - UENP
Prof. Dr. Rubens Beçak - USP
Prof. Dr. Edinilson Donisete Machado - UNIVEM
Prof. Dr. Flávio Luis de Oliveira - ITE
VER CURRÍCULO

DIA 09/12
Inovações do Trabalho Doméstico com a Convenção 189 da Organização Internacional do Trabalho
Horário: 09:00 às 12:00
Local: Bloco E (Sala 12)
Coordenador de Mesa: Prof. Dr. Luiz Eduardo Gunther - UNICURITIBA
Palestrantes:Prof. Dr. Marco Antonio Cesar Villatore - USP
Prof. Dr. Marcelo Ivan Melek - UP
Prof. Dr. César Arese - Facultad de Derecho de La Universidad Nacional de Córdoba
Prof. Dr. Alejandro Castello
VER CURRÍCULO

Desastres Ambientais
Horário: 09:00 às 12:00
Local: Bloco E (Sala 13)
Coordenador de Mesa: Prof. Dr. José Edmilson de Souza Lima - UNICURITIBA
Palestrantes:Prof. Dr. José Adércio Leite Sampaio - ESDHC
Prof. Dr. Sébastien Kiwonghi Bizawu - ESDHC
Profa. Dra. Lívia Gaigher Bosio Campello - UFMS
Prof. Dr. Valter Foleto Santin - UENP
Prof. Marcus Venício Cavassin - UNICURITIBA
Prof. Dr. Valmir Pozzetti - UEA
VER CURRÍCULO

Ética e ensino jurídico
Horário: 19:00 às 22:00
Local: Bloco E (Sala 16)
Coordenadora de Mesa: Profa. Dra. Sandra Mara Maciel de Lima - UNICURITIBA
Palestrantes:Profa. Dra. Mônica Bonetti Couto - UNINOVE
Prof. Dr. José Renato Nalini - Secretário da Educação do Estado de SP
Ministro José Barroso Filho - ENAJUM
Prof. Ivan Dias Motta - UNICESUMAR
Profa. Dra. Viviane Coêlho de Séllos-Knoerr -UNICUIRTIBA
VER CURRÍCULO

Marxismo e Direito
Horário: 09:00 às 12:00
Local: Bloco E (Sala 24)
Coordenador de Mesa: Prof. Dr. Enoque Feitosa Sobreira Filho - UFPB
Palestrantes:Prof. Dr. Matheus Felipe de Castro - UNOESC
Prof. Dr. Gustavo Ferreira Santos - UNICAP
Prof. Dr. Enzo Bello - UFF
Prof. Dr. Augustus Bonner Cochran III - Agnes Scott College
VER CURRÍCULO

O Papel das Comissões de Meio Ambiente das OABs em Proveito da Cidadania e Desenvolvimento Sustentável
Horário: 09:00 às 12:00
Local: Bloco E (Sala 25)
Coordenador de Mesa: Doutorando Horácio Monteschio - FADISP
Palestrantes:Prof. Dr. Celso Antonio Pacheco Fiorillo - FADISP-SP /OAB-SP
Prof. Dr. Flavio Ahmed - OAB/RJ
Profa. Dra. Marília Longo do Nascimento - OAB/RS
Prof. Dr. Alaim Giovani Fortes Stafanello - OAB/PR
VER CURRÍCULO

Governança e Desenvolvimento Sustentável: o lugar da cidadania no espaço estatal, regional e supranacional
Horário: 09:00 às 12:00
Local: Bloco E (Sala 17)
Coordenador de Mesa: Prof. Dr. Roberto Correia da Silva Gomes Caldas - UNINOVE
Palestrantes:Prof. Dr. Fernando Gustavo Knoerr - UNICURITIBA
Profa. Dra. Jamile Bergamaschine Mata Diz - UFMG
Profa. Dra. Elizabeth Accioly Rodrigues da Costa
Prof. Dr. Julio Alvarez Rubio - Universidad de Cantábria
Prof. Dr. Luis Carlos Plata Lopez - Universidad Pontificia Bolivariana - Medellín
Profa. Dra. Beliña Annery Herrena Tapias - Universidad de la Costa
VER CURRÍCULO

Socioambientalismo: necessidade e oportunidade
Horário: 09:00 às 12:00
Local: Bloco E (Sala 18)
Coordenador de Mesa: Prof. Dr. José Querino Tavares Neto - UFG/PUCPR
Palestrantes: Doutor Marcio Santilli – Fundador do ISA (Instituto Socioambiental), ex-deputado Federal e ex-presidente da FUNAI
Doutor Carlos Frederico Marés - Professor titular da PUCPR e ex-presidente da FUNAI
Prof. Dra. Claudia Maria Barbosa - PUCPR
Prof. Dr. Cecilio Arnaldo Rivas Ayala
VER CURRÍCULO

O Novo Processo Constituinte na Espanha
Horário: 09:00 às 12:00
Local: Bloco E (Sala 22)
Coordenador de Mesa:Prof. Dr. Marcos Augusto Maliska - UNIBRASIL
Palestrantes:Prof. Dr. Jesús Delgado Baena - Universidad Pablo Olavide Sevilla
Prof. Dr. Bruno Meneses Lorenzetto - UNIBRASIL
VER CURRÍCULO

Moralidade Tributária
Horário: 09:00 às 12:00
Local: Bloco E (Sala 14)
Coordenador de Mesa: Prof. Francisco de Assis e Silva - PUC/SP
Palestrantes:Prof. Dr. Marco Aurélio Greco - Instituto dos Advogados de SP
Prof. Demétrius Nichele Macei - UNICURITIBA
Prof. Dr. Robson Maia Lins - PUC/SP
Prof. Dr. Antônio Carlos Diniz Murta - FUMEC
Prof. Dr. Gonzalo Martinez Etxeberria - Universidad de Deusto
VER CURRÍCULO

Implicações Legais e Reflexões Acerca da Justiça no Ambiente Globalizado: o papel da cibersegurança
Horário: 09:00 às 12:00
Local: Bloco E (Sala 26)
Coordenador de Mesa: Prof. Dr. Fábio André Guaragni - UNICURITIBA
Palestrantes: Prof. Dr. Eduardo Vera Cruz - Universidade Lusíada de Lisboa
Prof. Dr. Irineu Francisco Barreto Junior - FMU-SP
Prof. Dr. Celso Hiroshi Iocohama - UNIPAR
VER CURRÍCULO

Democracia e Direitos Humanos
Horário: 09:00 às 12:00
Local: Bloco E (Sala 28)
Coordenador de Mesa: Prof. Dr. Daniel Ferreira - UNICURITIBA
Palestrantes:Profa. Dra. Paula Veiga - Universidade de Coimbra
Profa. Dra. Catarina Gomes - Universidade de Coimbra
Profa. Dra. Carla de Marcelino Gomes
Prof. Dr. Eduardo Milléo Baracat - UNICURITIBA
Profa. Dra. Fabiana de Menezes Soares - UFMG
Prof. Dr. Raúl Fernando Nunes Marin - Colombia
VER CURRÍCULO

Reforma Política: um mito inacabado
Horário: 09:00 às 12:00
Local: Bloco E (Sala 33)
Coordenadora de Mesa: Profa. Dra. Monica Herman Salem Caggiano - USP
Palestrantes:Profa. Dra. Vivian de Almeida Gregori Torres - CONPEDI
Prof. Dr. Marco Antonio Martin Vargas - USP
Profa. Dra. Ana Paula Fuliaro - USP
Profa. Dra. Alessandra Salles - USP
Profa. Dra. Tatiana Penharrubia Fagundes - Mackenzie
VER CURRÍCULO

Administração Pública Deliberativa: ações e políticas em Curitiba
Horário: 09:00 às 12:00
Local: Bloco E (Sala 15)
Coordenadora de Mesa: Profa. Dra. Liana Maria da Frota Carleial - UFPR
Palestrantes:Profa. Dra. Jucimeri Isolda Silveira - FAS/PMC
Profa. Rosana Aparecida Martinez Kanufre - IMAP
Profa. Marcia Schlichting - IMAP
Profa. Leny Mary de Goes Toniolo - SMMA/PMC
VER CURRÍCULO

Economia de Comunhão: Negócios, Ciência e Fé
Horário: 09:00 às 12:00
Local: Sala E (Sala 35)
Coordenador de Mesa: Prof. Dr. Frederico Rafael Martins de Almeida - UNICURITIBA
Palestrantes:Prof. Dr. Lafayette Pozzoli - UNIVEM/PUC-SP
Prof. Dr. Carlos Aurélio Mota de Souza - FEESR
Prof. Dr. Paulo Ricardo Opuszka - UFPR
Prof. Luiz Gonzaga Colella - ANPECOM
Prof. Dr. Ilton Garcia Costa - UENP
Profa. Dra. Irene Maria Portela - IPCA
VER CURRÍCULO

Direitos de Propriedade Intelectual na Sociedade Informacional
Horário: 09:00 às 12:00
Local: Bloco E (Sala 34)
Coordenador de mesa: Prof. Dr. Marcos Wachowicz - GEDAI/UFPR
Palestrante: Prof. Dr. Alexandre Henrique Tavares Saldanha - GEDAI/UFPE
Profa. Msc. Heloísa Gomes Medeiros - GEDAI/UFSC
Prof. Msc. Rodrigo Otávio Cruz e Silva - GEDAI/UFPR
Profa. Msc. Michele Alessandra Hastreiter - UNICURITIBA
Prof. Msc. Luca Schirru - GEDAI/UFRJ
VER CURRÍCULO

Das greves às ocupações: o debate contemporâneo do direito de resistência na Itália e no Brasil
Painél do Instituto Ítalo -Brasileiro de Direito do Trabalho- Comitê de MG – IIBDT/MG
Horário: 09:00 às 12:00
Local: Bloco E (Sala 27)
Coordenadora de mesa: Profa. Dra. Maria Rosaria Barbato - Presidente IIBDT/MG
Palestrantes: Sr. Enrico Mora - Consul da Itália em Curitiba
Sr. Walter Petruzziello - Presidente do Comitê dos Italianos no Exterior do Paraná
Prof. Dr. Giancarlo Perone - IIBDT
Prof. Dr. Marcio Túlio Viana – IIBDT-MG/PUC MG
Prof. Dr. Romulo Nei Barbosa de Freitas Filho - IIBDT
Profa. Dra. Aldacy Rachid Coutinho – UFPR
Profa. Dra. Juliana Teixeira Esteves – IIBDT/UFPE
Profa. Dra. Luciana Aboim Machado – Membro IIBDT/UFS



Fórum Nacional de Coordenadores de PPGD

É com grande satisfação que convidamos V. Sa.s a participar do XXV Congresso do CONPEDI, que será realizado no Centro Universitário de Curitiba – UNICURITIBA, entre os dias 7 e 10 de dezembro de 2016.

Ficaremos especialmente honrados com vossas presenças no Fórum Nacional dos Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Direito, o qual realizar-se-á no dia 09 de dezembro, às 09h, no Centro Universitário de Curitiba – UNICURITIBA.

VEJA O CONVITE



Espaço do Autor

Assim como no XXV Encontro Nacional do CONPEDI em Brasília, os participantes também poderão expor seus livros durante o XXV Congresso do CONPEDI, a ser realizado em Curitiba entre os dias 7 e 10 de dezembro no Centro Universitário de Curitiba – UNICURITIBA.

As obras serão comercializadas no “Espaço do Autor”, um estande exclusivo para exposição e venda dos exemplares disponibilizados pelos próprios pesquisadores. A ação é mais uma iniciativa do CONPEDI para incentivar a valorização da produção científica e consolidar os referenciais teóricos nacionais.

As etapas de inscrição são simples!

Os autores interessados em levar livros para serem vendidos no Congresso deverão:

  1. Ler a Chamada que regulamenta o Espaço do Autor no Congresso (acesse o link);
  2. Realizar previamente o cadastro por meio do formulário (acesse o formulário);
  3. Encaminhar para o e-mail espacodoautor@conpedi.org.br uma imagem em PDF da capa do livro para divulgação

 

 

 

 



Certificados e Declarações

As Declarações de Apresentação de Artigo, Pôsteres e Coordenação de GT estarão disponíveis através da Área do Associado no site do CONPEDI, até o dia 19 de dezembro de 2016. Os documentos não serão mais entregues durante as atividades dos Grupos de Trabalho. Esta medida procura “desburocratizar” a organização do GT e garantir maior transparência e segurança. Para que a Declaração seja liberada, será necessário que o autor cumpra com requisitos indispensáveis, sem os quais não será disponibilizada a referida declaração.

Requisitos para Declaração de Apresentação de Artigo:

1. Apresentar o artigo no seu respectivo Grupo de Trabalho.
2. Assinar a lista de apresentação junto a Coordenação de GT.

Requisito para Declaração de Apresentação de Pôster:

1. Apresentar oralmente seu pôster no dia, horário e local estabelecidos pela organização do evento.

CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO

O CONPEDI realizará o registro de presença através do QR Code disponível nos crachás dos inscritos. O sistema permitirá que os participantes possam computar a sua frequência de forma fácil e ágil através da leitura do código. 

Para ter direito ao Certificado de Participação, será necessário que se faça a leitura do crachá pelo menos em TRÊS DIAS da programação. No momento do credenciamento você deverá realizar a primeira leitura do seu QR Code. É validada apenas uma leitura por dia.

A responsabilidade da leitura do QR Code é exclusiva dos participantes, não podendo ser realizada por terceiros. Caso ocorra, o código será invalidado e o certificado não será emitido.

Retirada dos crachás: cada participante do XXV Congresso deverá emitir sua própria credencial no site do CONPEDI e apresentá-la no ato do seu credenciamento durante o evento - clique aqui e saiba como fazer.





Passagens Aéreas e Hotéis

Assim como nos eventos anteriores, para o XXV Congresso do CONPEDI em Curitiba, estabelecemos uma parceria com a Campus Viagens e Turismo que oferecerá aos participantes do evento facilidades em transporte aéreo, transfer e hospedagem. A empresa é especializada em logística para eventos, tendo realizado mais de 300 deles em seus 15 anos de existência. Sugerimos que os participantes consultem a agência para comparar preços e serviços através dos contatos: (48) 3233-6525 ou pelo e-mail: contato@campusturismo.com.br.

Sugestões de hotéis próximos ao local do evento:

Hara Palace Hotel
Av. Iguaçu, 931 - Rebouças, Curitiba - PR, 80230-020

Slaviero Conceptual Rockefeller
Rua Rockefeller, 11 - Rebouças, Curitiba - PR, 80230-130

Mercure Curitiba Batel Hotel
Rua Alferes Angelo Sampaio, 1177 - Batel, Curitiba, 80420-160

Bristol Brasil 500
Rua Desembargador Motta, 1499 - Batel, Curitiba - PR, 80420-190

Hotel ibis Curitiba Shopping
Rua Brigadeiro Franco 2154 - Centro Curitiba PR, Curitiba - State of Paraná, 80250-030

San Juan Executive
Av. Sete de Setembro, 2516 - Centro, Curitiba - PR, 80230-010

Golden Park Hotel
R. Mariano Torres, 951 - Centro, Curitiba - PR, 80060-120

Hotel Estação Tour
Rua Des Westphalen, 122 - Centro, Curitiba - PR, 80010-110



Alimentação

The Best Ribs – Ripas e Costelas
R. Dr. Raul Carneiro Filho, 284 - Água Verde, Curitiba - PR, 80620-440
Preço médio de R$ 60,00
Costelaria e hamburgueria artesanal serve almoço em buffet variado e opções boêmias de petiscos e coquetéis.

Bob’s Burguers
R. Chile, 1603 - Rebouças, Curitiba - PR, 80220-180
Preço médio de R$ 25,00
Rede pioneira de lanchonetes descontraídas em estilo fast-food americano, tem famoso milk-shake de Ovomaltine

Miyo
R. Dr. Raul Carneiro Filho, 30 - Água Verde, Curitiba - PR, 80620-440
Preço médio de R$ 60,00
Restaurante japonês descontraído oferece cardápio tradicional de delícias orientais em ambiente decorado.

Restaurante Mexicano Bras-Mex Grill
R. Chile, 2135 - Rebouças, Curitiba - PR, 80220-181
Preço médio de R$ 50,00
Restaurante mexicano climatizado com Wi-Fi tem menu com notas brasileiras, temas latinos e música ambiente.

Kare Ya
R. Conselheiro Dantas, 822 - Rebouças, Curitiba - PR, 80220-191
Preço médio de R$ 40,00
Gastronomia japonesa informal que difere do menu tradicional, focando-se no Kare, versão do curry indiano.

Restaurante e churrascaria Estância do Sul
Avenida Marechal Floriano Peixoto, 2142 - Rebouças, Curitiba - PR, 80230-120
Preço médio de R$ 50,00

Restaurante Peixinho
Av. Água Verde, 09 - Água Verde, Curitiba - PR, 80220-181
Preço médio de R$ 40,00
O restaurante oferece ampla variedade de porções, peixes, moquecas e sashimi, em salão espaçoso e tradicional.

Strogonoff e Cia
R. Alm. Gonçalves, 2045 - Rebouças, Curitiba - PR, 80250-150
Preço médio de R$ 40,00

Hoshi Restaurante Japonês
Rua Brigadeiro Franco, 3359 - Centro, Curitiba - PR, 80250-030
Preço médio de R$ 45,00
Menu japonês com toque contemporâneo, servido em sequências de sushi e outros clássicos, em ambiente moderno.

China Work
R. Chile, 2238 - Rebouças, Curitiba - PR, 80220-901
Preço médio de R$ 40,00
Gastronomia da China e do Japão servida de maneira informal em ambiente decorado com temas orientais.

Mercearia do Português
R. Chile, 2041 - Rebouças, Curitiba - PR, 80220-181
Preço médio de R$ 30,00
Tasca repleta de lembranças de Portugal serve vinhos e pratos típicos, como bacalhau, polvo e caldo verde. 

BARES

Shed Western Bar
Horário de funcionamento: Quintas a Sábados das 22h30 às 05h.
Descrição: A Shed Western Bar possui um conceito único e consolida-se como a balada premium sertaneja da capital paranaense. Sofisticação e boa música em um ambiente descontraído, frequentado por um público exigente e formador e opinião. A casa oferece shows semanais com os melhores artistas locais todas as quintas, sextas e sábados e promove apresentações dos mais renomados cantores nacionais da música country. (Para participantes do evento, mediante apresentação da credencial mulheres free e homens R$ 10,00 - quinta e sexta)

Taj Bar
Especialidade: Happy Hour, Bar-restaurante, Taxa de entrada/Couvert
Horário de funcionamento: Todos os dias: 17h30 às 2h
Descrição: O Taj é um dos bares mais conceituados de Curitiba (PR), considerado o melhor bar do Brasil pelo Cool Awards em dois anos consecutivos, 2014 e 2015. Dentre os destaques, estão a decoração do espaço, completamente inspirada na cultura indiana, a música de qualidade promovida por DJs reconhecidos e o cardápio de comida oriental e asiática combinado à carta de drinks especiais.

Taco el Pancho
Especialidade: Happy Hour, Bar-restaurante.
Horário de funcionamento: Segunda a domingo: 19h até o último cliente. Descrição: O bar Taco El Pancho é decorado como uma vila mexicana. No menu, destacam-se as tortillas, nachos, steak caribenho, chilli com carne, quesadillas e burritos. Para beber: cerveja nacional e importada, drinks, destilados e, claro, as tequilas.

Sheridan’s Irish Pub
Especialidade: Happy Hour, Música ao vivo, Pubs, Bar-restaurante, Taxa de entrada/Couvert
Horário de funcionamento: Segunda a sábado: 19h à meia-noite. Descrição: Inspirado nos tradicionais pubs da Irlanda. O bar tem como principal atração uma variedade de chopes. O cardápio conta com sanduíches, petiscos e pratos típicos da cozinha irlandesa, como o Avoca Roquefort Steak (filé mignon grelhado com molho de queijo Roquefort, acompanhado por arroz de limão e batatas fritas) e o Red Fox (mignon com molho branco, brócolis e tomate seco).

Zapata Mexican Bar (Batel)
Especialidade: Happy Hour, Bar-restaurante, Taxa de entrada/Couvert
Horário de funcionamento: Segunda a sábado: 17h às 2h. Descrição: O cardápio serve pratos típicos da culinária mexicana, como chilli, taco e burrito. Destaque para os “Nachos Viva Zapata!” feitos com tortillas coloridas, chilli com carne e bacon e guacamole. No almoço a casa oferece uma sequência de seis pratos típicos: nachos, tacos, enchiladas, huevos, arroz mexicano e frijoles. A sequência acompanha guacamole, molho sour cream, salsa mexicana e tortillas.

Mais 55
Especialidade: Balada, Bar-restaurante
Terça a sexta: 18h à 1h Sábado e domingo: 16h à 1h. Descrição: O estabelecimento conta com a influência brasileira em sua temática, resgatando a tradicional essência de bares e botecos do Brasil. O local apresenta arquitetura contemporânea, galeria de arte e ainda inclui o conceito de bar-restaurante.

WS Brazil
Especialidade: Balada, Boteco, Happy Hour, Música ao vivo, Samba
Horário de funcionamento: Quinta a Sábado das 19h até o último cliente. Descrição: A WS Brazil é dividida em dois espaços: boteco e balada. O boteco transmite jogos, possui happy hour, serve petiscos, bebidas e eventualmente tem shows ao vivo.

Txapela (Centro)
Especialidade: Espanhola
Horário de funcionamento: Quinta a sábado: das 17h a 1h. Descrição: A especialidade do restaurante é a culinária típica do País Basco, território localizado no norte da Espanha. No cardápio, os destaques são os pintxos, petiscos semelhantes ao espetinho, feitos com frutos do mar. Como sugestão de bebida, uma boa opção são os chupitos (shots com de mais 200 sabores, servidos numa performance de pirotecnia)

Citra Bar
Especialidade: Happy Hour, Música ao vivo, Bar-restaurante, Taxa de entrada/Couvert
Horário de funcionamento: Segunda a sábado: 18h até o último cliente. Descrição: O Citra Bar conta com shows de pop/rock nacional e internacional como destaque em sua programação. As especialidades do cardápio são comida oriental e contemporânea variada, como o Combinado Citra (porção de calabresa, mignon, frango, bolinho de bacalhau, bolinho de espinafre, quibe, batata frita e palitos de queijo coalho) e Casquinha Especial (duas casquinhas de siri e duas casquinhas de javali).

James
Especialidade: Balada, Música ao vivo, LGBT, Taxa de entrada/Couvert
Horário de funcionamento: Quarta, quinta, sexta e sábado: a partir das 22h. Descrição: O James é o território indie curitibano por excelência. Às quintas, baladas temáticas como Tied to the 90s e Cambalacho ou atrações ao vivo na James Sessions. Nas quartas, sextas e sábados, a balada é comandada por DJ’s, na Quarta Rock, AF Discotraxx e POPLine. No cardápio, mais de 40 tipos de drinks, como o James Brown. Serve double drink às quartas-feiras até meia-noite. Para comer finger food, como bolinho de queijo com tomate seco, bolinho de carne seca, quibe frito, caldinho de feijão e outras opções.

Barbarium Beer Pub
R. Chile, 1765 - Rebouças, Curitiba - PR, 80220-181
Bar e cervejaria onde bandejas carregadas de chope disputam espaço com as de petiscos entre as paqueras.

Dobrucki Pub
R. Baltazar Carrasco dos Reis, 1090 - Rebouças, Curitiba - PR, 80215-160
Casa temática descolada tem shows de rock e de blues com bandas diversas e menu de hambúrgueres seletos.

Boteco de Sampa
R. Alferes Poli, 1850 - Rebouças, Curitiba - PR, 80220-050
Bar casual repleto de temas paulistanos, da cerveja e do futebol, com grelhados nobres e petiscos inesperados.

Seis & Meia
R. Chile, 2180 - Rebouças, Curitiba - PR, 80220-181
Cervejas e coquetéis com petiscos em ponto de encontro informal com noites de música ao vivo e deck externo.



Dúvidas

SECRETARIA
Karine Soares
secretaria@conpedi.org.br

FINANCEIRO
Maryna Roczanski
financeiro@conpedi.org.br

AUTORES
Patrícia Coelho
autores@conpedi.org.br

AVALIADORES
Patrícia Coelho
avaliadores@conpedi.org.br

COMUNICAÇÃO
Ana Carolina Vaz
comunicacao@conpedi.org.br

REVISTA INSTITUCIONAL
Eduardo Soares
publicacao@conpedi.org.br

Telefone: (48) 3334-3077