07/11/2015

sábado

Postado as 01:07

< Voltar

XXIV Congresso Nacional do CONPEDI: um evento para viver BH

Praça da Liberdade

Realizado em parceria com três universidades mineiras – UFMG, FUMEC e Dom Helder Câmara – o XXIV Congresso Nacional será um evento para se vivenciar a cultura da capital mineira. Cachaça, pão de queijo, frango com quiabo e queijo com goiabada: Minas Gerais tem sabores inesquecíveis. Esperamos que neste ano a capital mineira seja lembrada com carinho também por sediar o maior evento científico do Direito. Traga sapatos confortáveis na mala: vai valer a pena.

A abertura do XXIV Congresso será no Cine Theatro Brasil Vallourec, na icônica Praça Sete, marco central da cidade. Inaugurado em 1932, o Cine Brasil foi o primeiro prédio da cidade sob a influência do estilo europeu Art Déco. Ao longo dos anos, o espaço foi ponto de encontro dos moradores de Belo Horizonte. Recentemente reformado, o espaço preserva suas características originais e mantém-se como um dos cenários mais importantes de Minas Gerais.

No segundo dia do evento, após o coffe break, no final da tarde, os participantes poderão assistir à programação dos painéis, três dos quais acontecerão nos auditórios do Circuito Cultural Praça da Liberdade. A Praça está localizada no Bairro de Lourdes, ao final da Avenida João Pinheiro, em frente ao Palácio da Liberdade. Jardins, coretos e estátuas em mármore de Carrara dão beleza e graça ao lugar. A praça é enfeitada por duas fileiras de palmeiras imperiais que nos convidam a belas caminhadas e passeios. Foi tombada em 1977 como conjunto arquitetônico e paisagístico da cidade. Ao seu redor, estão diversos prédios históricos que abrigavam as secretarias do Governo de Minas. Após a transferência para a Cidade Administrativa, esses edifícios foram transformados em museus e casas de cultura e de conhecimento. Além da Biblioteca Pública, do Museu de Minas e do Metal e do Museu Mineiro que sediarão os painéis, os participantes poderão visitar o Centro Cultural Banco do Brasil, o Memorial Minas Gerais Vale, o Espaço do Conhecimento UFMG e o Centro de Arte Popular CEMIG.

Na sextafeira, 13 de novembro, o Congresso migra para a sede na Universidade Fumec, na Rua Cobre, 200, no bairro Cruzeiro. As salas e auditórios do edifício da Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde (FCH) receberão os grupos de trabalho e depois os painéis. Nesta região, é possível visualizar melhor a Serra do Curral, moldura natural e referência histórica da cidade, que possui uma geografia diversificada com morros e baixadas. A poucos metros, ficam a Praça da Bandeira e a Av. Bandeirantes, locais comuns para caminhadas; e a Praça do Papa, a Rua do Amendoim e o Mirante, que valem a visita para que se visualize a cidade em sua extensão. Após os painéis, também vale a pena conferir o vizinho Mercado Distrital do Cruzeiro (Rua Ouro Fino, 452).

Após o encerramento do evento, no sábado, os participantes terão oportunidade de aproveitar o Mercado Central, que abriga restaurantes indicados em nosso roteiro cultural e turístico, e o Parque Municipal.

Durante os dias do evento, a Fundacao Municipal de Cultura disponibilizará equipe para conduzir visitas guiadas ao Complexo da Pampulha e ao Museu Abilio Barreto.

Para mais informações, visite o Centro de Informação ao Visitante, localizado no Circuito Cultural Praça da Liberdade, ou pelo telefone (31) 3272-958.

Veja a programação do XXIV Congresso e programe os intervalos para passear pela acolhedora capital mineira.

 

Leia também

Autores deverão acessar Declaração de Apresentação de Artigos na Área do Associado

Crachá é obrigatório para o registro de presença no XXIV Congresso

Espaço do Autor no XXIV Congresso

XXIV Congresso apresentará 300 pôsteres

Inscrições para o XXIV Congresso tem desconto até 05 de novembro

Faltam duas semanas para o XXIV Congesso Nacional

Definida a Programação Final do XXIV CONGRESSO NACIONAL

 

Assessoria de Imprensa do XXIV Congresso, com informações da organização do evento