10/11/2017

sexta-feira

Postado as 15:18

< Voltar

Janus Educare promove curso sobre a importância do Currículo Lattes para avaliação dos programas de Pós-Graduação

shutterstock_378848479

Mestrado acadêmico, doutorado acadêmico, mestrado profissional e agora a novidade, diga-se de passagem, muito esperada, o Doutorado Profissional. Não importa o nível e nem o tempo de funcionamento de um Programa de Pós-Graduação, a cobrança por produtividade é o maior desafio que docentes e discente tem de enfrentar e, quanto maior o conceito do Programa na CAPES, maior será a exigência por produtividade. A diferença entre acadêmico e profissional está no tipo de produção exigida e no perfil do egresso. Para o nível acadêmico ainda prevalece a produção bibliográfica veiculadas por meio de artigos em periódico, livros, capítulos de livros e trabalhos completos publicados em anais de eventos. No caso dos mestrados profissionais, às exigências da produção bibliográfica se mantem e ainda são necessários realizar esforços para gerar produções técnicas/tecnológicas, características do perfil deste nível. Há que se frisar que no caso dos mestrados profissionais, a produção técnica possui valoração equivalente ou superior as produções bibliográficas. 

Dentro deste contexto, é importante que os docentes entendam bem os critérios de avaliação da CAPES em sua área específica e saibam quais são as produções consideradas relevantes. Neste âmbito é que o currículo Lattes entra em cena. A maior dificuldade é preencher o currículo de forma que todas as dimensões das atividades e produções desenvolvidas por cada docente e discente sejam computadas e com isso permita aos coordenadores dos Programas de Pós-Graduação elaborar bons relatórios para a CAPES. Com currículos mal alimentados dificulta a elaboração dos relatórios da CAPES. 

Infelizmente, o conhecimento dos usuários sobre o Lattes, salvas as exceções, é básico e frequentemente as informações inseridas nos currículos são as mais essenciais, sem a preocupação de relatar atividades e outros produtos que são desenvolvidas. Para exemplificar, observe o processo para publicação de um artigo. 

No processo para publicação de um artigo, tudo começa com a criação de um projeto de pesquisa. Ao fazer isso, já foi desenvolvida uma produção técnica, a de “Elaboração de Projeto”. No Lattes o projeto deve ser detalhado no item de “Projetos”, mas também deverá ser registrada a atividade de concepção do projeto como produção técnica no item de “Trabalhos Técnicos/Elaboração de Projeto”. Ainda durante a construção de seu projeto de pesquisa, a montagem da equipe é outro fator importante, pois quando a equipe é formada por docentes de outras instituições brasileiras tem-se um novo produto que é o de “cooperação de pesquisa com outras universidades”. Quando a equipe possui membros estrangeiros o resultado é a “internacionalização”. Poderá ser registrado também uma nova produção técnica como “Relatório de Pesquisa”, quando for o caso.

Outro exemplo interessante é a produção científica por parte dos alunos. Ao ingressar em um mestrado ou doutorado, além dos créditos para titulação, são exigidos dos alunos que publiquem o resultado do seu trabalho, em muitos casos, antes da defesa.

Veja o exemplo onde um aluno tem por objeto da dissertação o desenvolvimento de aplicativo para melhorar o processo de gestão de uma empresa. 

Além da dissertação, que poderá ser publicada em forma de artigo em periódico ou livro, o software desenvolvido também gera um produto e poderá ser registrado e gerar uma patente. Terá ainda um manual técnico do software que poderá ser registrado como “material didático ou pedagógico. Por último tem-se o registro da melhoria do processo de gestão, que também poderá ter seu registro requerido junto ao INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial. 

Desta forma, é imprescindível que todos os envolvidos direta ou indiretamente no processo de avaliação da CAPES tenham seus currículos preenchidos correta de forma a maximizar suas atividades e produções.

A JANUS EDUCARE é uma empresa especializada em serviços voltados especificamente para a Pós-Graduação Stricto Sensu e realizará um curso sobre o Currículo Lattes Vs Avaliação da CAPES no dia 01/12/2017 na Câmara de Comércio França Brasil – CCIFB em São Paulo. 

As vagas para este evento são limitadas e as inscrições podem ser realizadas pelo site januseducare.com.br/inscricoes.

Clemilson Marques Batista
JANUS EDUCARE