11/02/2019

segunda-feira

Postado as 14:51

< Voltar

Coordenação de Área o Direito divulga informativo para o Conjunto dos PPGDS

Entre as questões divulgadas pelo comunicado assinado pelo Coordenador de Área, professor Otavio Luiz Rodrigues Jr., encontra-se importantes considerações sobre o processo de Coleta Capes, revisão de normas de classificação de livros e do Qualis Periódicos, assim como também da Biblioteca de Referência.

Leia a integra da nota:

“Senhoras e Senhores,

A Coordenação de Área cumprimenta a V.Sas., desejando-lhes um excelente 2019, ao tempo em que se apresentam algumas informações relevantes sobre  questões da CAPES e da Área:

1. Biblioteca de Referência.  Considerando os pedidos de informações dirigidos à Coordenação de Área por parte dos programas sobre questões internas da Biblioteca de Referência da Universidade Federal de Pernambuco- UFPE, as quais não são de controle desta Coordenação, resolveu-se designar a professora adjunta Larissa Maria de Moraes Leal, da UFPE, para atuar como elo de ligação entre a Área e a Biblioteca, em nome da CAPES. A designação produzirá efeitos a partir de 11-2-2019 e conferirá poderes para que ela auxilie os programas junto à Biblioteca de Referência.

2. COLETA CAPES. Como já informado em comunicações anteriores, o prazo final do Coleta CAPES (ano base 2018) encerrar-se-á em 15 de março de 2019 (chancela pela Pró-Reitoria), sendo que o prazo para os coordenadores é de 8 de março de 2019, conforme Portaria no 250, do DOU de 9.11.2018. A data final de envio dos livros é independente desse prazo e será fixada oportunamente pela Área, a fim de não onerar os programas com duas atividades simultâneas e extremamente complexas.

3. Revisão de normas de classificação de livros e do Qualis Periódicos. As novas regras de classificação de livros e do Qualis Periódicos do Direito, após amplo processo de discussão na Área, ainda não foram publicadas. No final de dezembro de 2018, a Diretoria de Avaliação da CAPES instituiu comissões especiais para rever as regras gerais sobre livros e periódicos, o que poderá ter impacto em todas as Áreas. O processo de discussão está em andamento e deverá ser retomado na reunião de 18 e 19 de fevereiro de 2019 no Colégio de Humanidades e no CTC-ES. O problema central refere-se ao uso do fator de impacto (e respectivos indicadores) para todas as Áreas. O Colégio de Humanidades tem posição firme quanto à especificidade de suas Áreas. Para se evitar alteração superveniente de normas aprovadas, a Área aguardará a deliberação geral pela CAPES antes de publicar suas novas regras.  

4. Visitas de acompanhamento dos programas. A Área, atendendo às recomendações fixadas na última Avaliação Quadrienal, dará início às visitas de acompanhamento dos programas, conforme recomendado nas respectivas fichas. Em breve, haverá comunicação individual dessas visitas.

São Paulo, SP, 10-II-2019.

Cordialmente

Professor Associado OTAVIO LUIZ RODRIGUES JR.

Coordenador de Área do Direito