15/05/2019

quarta-feira

Postado as 14:29

< Voltar

O CONPEDI – Sociedade Científica do Direito no Brasil manifesta-se em defesa da educação e da pesquisa nacional

O acesso à educação tem sido fator primordial para o desenvolvimento social e econômico de diversas nações ao longo da história. Fundamentado por essa compreensão, a sociedade brasileira estabeleceu em sua Constituição Cidadã uma série de garantias sociais, entre elas a educação, entendida como um direito de todos e dever do Estado.
Sendo assim, em uma democracia é absolutamente normal e compreensivo que setores da sociedade estabeleçam um debate público propositivo quanto à eficiência, qualidade e o desenvolvimento de políticas educacionais.
Foi assim que, ao longo da nossa história educacional, alcançamos uma expressiva rede de ensino superior formada por instituições de naturezas distintas, mas que em comum têm na ação do Estado sua fonte de fomento para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.
O contingenciamento orçamentário, recentemente anunciado pelo Governo Federal, afeta diretamente o papel das agências de pesquisa, golpeando duramente o conjunto da pós-graduação nacional, as universidades e institutos de educação tecnológico de todo o país.
Alarmado com a grave crise que pode se instaurar em todo o Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação, o CONPEDI coloca-se ao lado de outras entidades científicas na defesa da pesquisa e da educação nacional.

Prof. Dr. Orides Mezzaroba (Presidente)
Profa. Dra. Samyra Haydêe Dal Farra Naspolini (Diretora Executiva)