25/03/2020

quarta-feira

Postado as 11:27

< Voltar

Entidades científicas mobilizam-se pela revogação da Portaria 34 da Capes

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, na última sexta-feira (20), manifestou-se pela imediata revogação da Portaria Capes nº 34. 
 
Em carta assinada por mais de 60 Sociedades Científicas, entre elas o CONPEDI, a comunidade acadêmica expressa preocupação com a medida, publicada sem diálogo prévio, e que revoga critérios e formas de distribuição das bolsas para o conjunto da pós-graduação nacional.
 
Diante do fato, o CONPEDI reitera sua preocupação com a medida que como consequência pode aprofundar as disparidades regionais na produção científica. Além disso, ressalta-se que muitos programas iniciaram processos para seleção de bolsistas, considerando os critérios anunciados anteriormente pelo próprio MEC.
A carta pede que a portaria seja revogada e que seja estabelecido um novo prazo, para que a comunidade científica possa apresentar as demandas que colaborem com a solução dos problemas graves que o País enfrenta. A entidades ainda ressaltam que diante das dificuldades causadas pela pandemia do COVID-19, torna-se fundamental o fortalecimento da ciência nacional, em todas áreas e níveis.
 
Confira a carta na íntegra: (Clique Aqui)