15/04/2020

quarta-feira

Postado as 19:24

< Voltar

COMUNICADO: NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE A REALIZAÇÃO DO XXIX ENCONTRO NACIONAL DO CONPEDI

Desde que se confirmaram os primeiros casos de COVID-19 no Brasil, o CONPEDI, em virtude de seu calendário de eventos, passou a acompanhar com atenção e responsabilidade as orientações emitidas pelas instituições de saúde de todo país.

No sentido de resguardar a saúde de nossos colaboradores e atender o chamado das autoridades, as demandas diárias de nossos associados e dos Programas de Pós-Graduação em Direito de todo o país passaram a ser atendidas remotamente por toda nossa equipe. Além do que, toda a diretoria do CONPEDI, em conjunto com a representação de área na Capes, buscou assegurar alternativas plausíveis para o difícil momento vivenciado por todos.

Sendo assim, o CONPEDI informa:

• O evento marcado para ser realizado no Rio de Janeiro entre os dias 10, 11 e 12 de junho de 2020 fica adiado para o mês de novembro de 2021 (nova data será divulgada em até 45 dias).

Manteremos em junho o nosso Encontro, porém em formato virtual (este não mais o XXIX Encontro, mas que seguirá os mesmos princípios de um encontro do CONPEDI)! Através de um esforço sem precedentes na história da nossa Associação, o CONPEDI trabalha nos ajustes necessários para disponibilizar um conjunto de ferramentas que permitirá a realização de Palestras, Painéis e Grupos de Trabalhos, mantendo o formato de apresentação de artigos e pôsteres já conhecidos durante os eventos presenciais.

• Os artigos submetidos para o evento presencial que seria realizado no mês de junho de 2020, no Rio de Janeiro, serão validados automaticamente para o evento que terá o formato VIRTUAL. Todos os procedimentos do novo formato serão repassados aos participantes após a avaliação por pares dos artigos e pôsteres.

• Essa ação foi pactuada seguindo as diretrizes da representação de área do Direito junto à Capes, segundo as duas notas publicadas e enviadas nos últimos dias para todos os Coordenadores de Mestrados e Doutorados em Direito. A posição da representação de área junto à Capes foi de assegurar que todos os trabalhos submetidos, avaliados e apresentados no evento virtual serão pontuados para o quadriênio.

• Considerando que o novo formato do evento só exigirá a presença virtual dos participantes, os organizadores decidiram estabelecer um novo prazo para o envio de artigos e pôsteres: O NOVO PRAZO ENCERRA NO DIA 02 DE MAIO DE 2020, seguindo as regras do edital, sem nenhum prejuízo aos participantes.

• Para apresentação dos artigos no evento virtual, será cobrado uma taxa de inscrição como forma de viabilizar a execução de toda estrutura tecnológica necessária para o Encontro, garantir as publicações, assim como assegurar a manutenção de todas as atividades permanentes da Associação e sua equipe de colaboradores. O valor da inscrição para o evento terá desconto de 40% sobre o valor normal dos eventos do CONPEDI. A nova configuração dos valores para o evento virtual será de: R$237,00 (duzentos e trinta e sete reais) para inscrição de artigos e R$147,00 (cento e quarenta e sete reais) para apresentação de pôsteres.

Para que seja possível construirmos uma Associação forte, que lute pelos interesses da área e proporcione espaços de diálogo, discussões e publicações científicas, precisamos do apoio de todos. Enviem seus artigos e pôsteres, e vamos juntos realizar um grande evento virtual!

Prof. Orides Mezzaroba
Presidente do Conpedi