23/06/2020

terça-feira

Postado as 12:24

< Voltar

Em solenidade de abertura, participantes do Encontro Virtual do CONPEDI destacam desafios e transformações em tempos de pandemia.

Foi inevitável um primeiro olhar de estranhamento. O maior encontro da pesquisa jurídica do Brasil, teve seu início em um novo formato. 100% virtual. Na manhã de hoje (23/06), iniciou-se os trabalhos do tradicional encontro organizado pela Sociedade Científica do Direito no Brasil. A iniciativa já é reconhecida por todos como um importante marco para a história da entidade.

A abertura ocorreu com a presença do presidente da entidade, professor Dr. Orides Mezzaroba, e da diretora executiva, professora Dra. Samyra Haydêe Dal Farra Naspolini. Com eles, também se fizeram presentes a professora Dra. Sinara Lacerda Andrade, presidenta da Federação Nacional dos Pós-graduandos em Direito (FEPODI), e o professor Dr. Leonardo Rabelo de Matos Silva, coordenador do PPGD da Universidade Veiga de Almeida.

Ambos destacaram em suas falas, que em virtude da incidência da Covid-19, o Brasil e o mundo passaram a enfrentar um conjunto inédito de desafios. Com a pandemia, a crise sanitária e seus reflexos econômicos transformaram por completo as relações sociais e em pouco tempo, novas formas de se relacionar, estudar, trabalhar e conviver foram sendo descobertas ou reinventadas por completo.

Orides Mezzaroba, presidente do CONPEDI, destacou que apesar de toda adversidade que o momento impôs, a associação não mediu esforços para continuar fortalecendo a pesquisa jurídica e garantir a realização do seu tradicional espaço de reunião e socialização do conhecimento. Em sua fala, Mezzaroba também aproveitou para ressaltar a importância do conhecimento científico e da pesquisa, “instrumentos imprescindíveis para compreendermos dentro de critérios racionais, claros, objetivos e metódicos o passado, o presente e as infinitas variáveis e projeções para o futuro”.

Jurista italiano, Luigi Ferrajoli proferiu palestra de abertura

Para concluir a cerimônia, o Encontro Virtual do CONPEDI contou com a palestra, transmitida ao-vivo, do professor italiano Luigi Ferrajoli.

Acadêmico da Universidade Roma Ter, e conhecido por sua crítica ao juspositivismo jurídico, o mesmo tem se destacado nos últimos meses por se pronunciar em conjunto com outros intelectuais, sobre a necessidade de um novo horizonte de regras e compromissos sociais, econômicos e ambientais, inseridos na perspectiva de um constitucionalismo global.

Ferrajoli tem se tornado defensor de uma Constituição Global. E para o acadêmico, o Coronavírus “é uma emergência global que exige resposta global, e portanto, devemos tirar ensinamentos, que nos permitam refletir sobre nosso futuro”.

A palestra na integra será previamente disponibilizada nos canais de comunicação do CONPEDI.

Próximos dias de evento

O evento ocorre do dia 23 até dia 30 de junho, e tem uma programação intensa. Todos os dias uma série de painéis, e apresentações de artigos e pôsteres poderão ser acompanhados por aqueles que se inscreveram no evento.
Se você quer saber mais sobre a programação, ou saber como acessar sua sala de apresentação, confira as informações no site do ENCONTRO VIRTUAL DO CONPEDI.