26/03/2021

sexta-feira

Postado as 09:50

< Voltar

III Congresso Internacional e Interdisciplinar em Patrimônio Cultural: Experiências de Gestão e Educação em Patrimônio

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com o apoio da ANPUH-Rio, tem a satisfação de convidar a comunidade de pesquisadores para o III Congresso Internacional e Interdisciplinar em Patrimônio Cultural: Experiências de Gestão e Educação em Patrimônio, evento que será realizado virtualmente entre os dias 07 e 11 de junho de 2021 a partir da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (campi Nova Iguaçu e Seropédica) e na Universidade Veiga de Almeida.

O evento conta com um Grupo de Trabalho que aprofundará a temática Patrimônio, Legislação e Direito, coordenado pelas professoras Conceição Aparecida Barbosa (UFMA) e Lurdes Varella (Universidade do Algave).

O objetivo do GT é poder ampliar o conceito de patrimônio cultural, incluindo nele os bens imateriais torna-se imprescindível apresentar e refletir sobre a evolução legislativa da proteção ao patrimônio cultural. Nesse sentido, esse grupo tem como premissa, ampliar as discussões partindo da definição de patrimônio cultural e sua gama regulamentatória nos âmbito municipal, estadual e federal para atingir o ordenamento jurídico brasileiro e contextualizá-lo no mundo contemporâneo. Refletir acerca da legislação abrange desde o anteprojeto de Mario de Andrade, o Decreto-lei 35/1937, a Constituição Federal de 1988 e o Decreto 3551/2000 como ponto de partida e, nesse sentido, buscar trabalhos que possam explicitar o tratamento jurídico dado ao tema nas diversas esferas que possam (re)pensar a preservação cultural e suas interfaces.

Para mais informações: https://www.ciipc2020.rj.anpuh.org/site/capa