22/04/2021

quinta-feira

Postado as 14:23

< Voltar

Nota oficial de apoio à Professora Doutora Claudia Mansani Queda de Toledo, nova presidente da CAPES.

NOTA OFICIAL DE APOIO

O Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI), sociedade científica representativa da pós-graduação em Direito no Brasil, vem manifestar apoio à Professora Doutora Claudia Mansani Queda de Toledo recém nomeada à Presidência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Entende-se que críticas são importantes para a consolidação democrática, desde que efetivamente voltadas ao aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas no âmbito da instituição que a Professora preside.

Considerações com conteúdo misógino e/ou que representem mero intuito de desqualificação da formação por ela recebida ou da sua instituição de origem não se coadunam com a postura que se espera de juristas e pesquisadores comprometidos com o aprimoramento democrático.

As afirmações sobre o desempenho do Programa de Pós- Graduação Coordenado pela Professora Cláudia na última avaliação são narrativas descontextualizadas, uma vez que o Programa não chegou a ser descredenciado e teve o seu Recurso provido. Frise-se que na mesma avaliação mais de 1/3 dos Programas avaliados recorreram dos seus resultados, com um número inédito de recursos providos de Instituições públicas e privadas.

Ademais, críticas relacionadas à produção intelectual da Professora não são compatíveis com o respeito epistemológico que se espera de membros da comunidade científica, sejam eles de que área forem. A liberdade de pensamento e de expressão seguem sendo sustentáculos de nosso Estado Democrático de Direito.

Reafirmando seu compromisso com o incentivo aos estudos jurídicos de pós-graduação nas diferentes instituições brasileiras de educação superior, com a definição de políticas públicas para a formação de pessoal docente da área jurídica – opinando, junto às autoridades educacionais, sobre os assuntos de interesse da pesquisa e da pós-graduação em Direito – e com a defesa e a promoção da qualificação da educação jurídica, e apoio às políticas de inovação e fomento das pesquisas de base e aplicadas, bem como da sua função institucional e seu papel social, o CONPEDI manifesta sua solidariedade à Professora Claudia Mansani Queda de Toledo, pesquisadora com
participação ativa nas atividades do CONPEDI, e reitera votos de que sua gestão à frente da CAPES seja marcada por êxitos e avanços – como já sinalizado pela Carta de Intenções por ela recentemente publicizada.

Atenciosamente,

Orides Mezzaroba
Presidente CONPEDI

Acesse a NOTA OFICIAL CAPES através do link